Laerte Gomes quer que Sesau compre 200 mil testes rápidos do coronavírus, de forma urgente

Deputado contesta a aquisição de apenas dois mil testes, número insignificante para assegurar a cobertura necessária

Eranildo Costa Luna-ALE/RO Foto: Marcos Figueira-ALE/RO
Publicada em 01 de abril de 2020 às 11:17
Laerte Gomes quer que Sesau compre 200 mil testes rápidos do coronavírus, de forma urgente

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), defendeu nesta terça-feira (31) que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), adquirisse 200 mil kits de testes rápidos para a detecção de coronavírus, para serem utilizados na rede pública de saúde de todo o Estado. O pedido do parlamentar ocorreu após ele tomar conhecimento de que a Sesau pretende adquirir, através de chamamento público, apenas dois mil testes, via Superintendência Estadual de Licitações (Supel).

O número de testes que o Governo ainda pretende comprar, na opinião do parlamentar, "é insuficiente para cobrir a demanda e para dar mais segurança à população. Eu diria insignificante! Temos que ter a aquisição de muito mais testes rápidos, para que, todos os casos suspeitos possam ser identificados, sendo descartado ou confirmado, permitindo que as autoridades de saúde possam tomar as devidas providências. Sem os testes, não se faz nada, por isso sugiro a aquisição de 200 mil testes rápidos".

De acordo com o deputado, "a falta de testes nos preocupa e limita que possamos ter uma real dimensão do contágio da doença entre os rondonienses. Para se tomar uma medida de abertura gradual do comércio e serviços, por exemplo, seria fundamental que tivéssemos um cenário melhor conhecido. Mas, se há pessoas com sintomas e não são realizados os testes, como saber a dimensão que o coronavírus atingiu em Rondônia?", questionou.

Com uma população de 1,8 milhão de habitantes, Rondônia já registrou, até a tarde desta segunda-feira (30), uma morte, oito casos confirmados e mais 130 exames aguardando o resultado, para identificar, ou não, o coronavírus.

Laerte Gomes disse ainda que a Assembleia Legislativa pode, inclusive, apoiar financeiramente a Sesau para a compra de kits de testes rápidos. "A Assembleia já destinou, de economia de seu orçamento próprio, R$ 10 milhões para a compra de ventiladores mecânicos, para apoiar a luta contra a covid-19. Mas, podemos ajudar também na aquisição de mais testes rápidos, que são essenciais no enfrentamento da doença".

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook