Léo Moraes propõe a isenção da taxa de licenciamento de veículos

Para o parlamentar, com a substituição do papel moeda pelo documento digital não se justifica mais a cobrança da taxa

Assessoria/Parlamentar
Publicada em 10 de maio de 2022 às 09:25
Léo Moraes propõe a isenção da  taxa de licenciamento de veículos

O deputado federal Léo Moraes (Pode) apresentou um projeto de lei na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (9), pelo qual propõe a isenção da taxa de licenciamento de veículos. O projeto altera a lei nº 9.503, de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro e previu a necessidade da cobrança pelo licenciamento.

Segundo o deputado, até a edição da lei 14.071/20, a expedição do Certificado de Licenciamento Anual era realizada obrigatoriamente em papel, de acordo com modelo definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que adotou o emprego do papel-moeda e de outros componentes de segurança necessários para evitar a falsificação do documento.

Em vista disso, como envolvia custos consideráveis, para expedi-lo o órgão estadual de trânsito sempre efetuou a cobrança de taxa para cobrir os custos envolvidos no processo de confecção e emissão do licenciamento.

“Com a mudança da legislação ocorrida em 2020, entretanto, a emissão do licenciamento passou a ser basicamente por meio digital. Dessa forma, não se justifica mais continuar a cobrança pela emissão do licenciamento, uma vez que os custos decorrentes da sua emissão em meio digital são praticamente inexistentes”, observa o deputado.

Para Léo Moraes, a continuar a cobrança da taxa, “o cidadão estará pagando por um serviço público que não está sendo efetivamente prestado, configurando, assim, o enriquecimento ilícito do Estado”, avaliou o deputado. Segundo ele, sua proposta visa “restaurar a justiça tributária no caso da emissão do licenciamento do veículo”.

Comentários

  • 1
    image
    Eu concordo 10/05/2022

    Não justifica mesmo, considerando que a impressão também do documento ficou na conta do proprietário do veículo.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Resenha Política, por Robson Oliveira

Resenha Política, por Robson Oliveira

A postura nova do senador ególatra merece reflexão em razão da mudança de conduta volúvel que sempre adotou uma vez que este cabeça chata conhece três fatos que desabonam a palavra dada pelo senador