Lúcia Vânia culpa 'cultura machista' pelo assassinato de grávida em Goiânia

Lúcia Vânia destacou a estatística de uma mulher assassinada a cada 2 minutos no país.

Agência Senado 
Publicada em 06 de junho de 2018 às 14:44
Lúcia Vânia culpa 'cultura machista' pelo assassinato de grávida em Goiânia

Em pronunciamento ontem terça-feira (5), a senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) declarou solidariedade à família de Denise Ferreira, grávida de quatro meses que foi assassinada em casa na frente do filho de um ano. O marido da vítima é o principal suspeito do crime. Para a senadora, o caso de Denise revela que é preciso não só aprimorar a legislação de combate à violência contra a mulher, mas também trabalhar para mudar a cultura machista no Brasil.

Lúcia Vânia destacou a estatística de uma mulher assassinada a cada 2 minutos no país. Goiânia aparece como a quinta capital brasileira mais violenta para a mulher. A senadora ainda ressaltou o fato de que a morte de Denise ocorreu dentro  de um condomínio fechado.

– Acontece em cada momento, em todas as classes sociais, em todos os lugares e com as pessoas mais próximas a nós – disse.

Relatora do projeto que originou a Lei Maria da Penha, a senadora também lembrou outros avanços como as delegacias especializadas, os juizados de violência doméstica e familiar contra a mulher, e a lei do feminicídio. Ela também citou o reforço das medidas protetivas e outras propostas de mudanças que tramitam no Congresso. Entretanto, enfatizou que nada disso é suficiente para impedir casos como o de Denise Ferreira.

– Precisamos discutir no Brasil a cultura machista que permitiu no passado que a morte de mulheres fosse justificada como legítima defesa da honra. Avançamos ao criminalizarmos a violência e no atendimento da mulher vítima de agressão, mas caminhamos pouco para evitar os assassinatos de mulheres. O combate à violência contra a mulher deve ser uma causa de toda a sociedade, não apenas das mulheres - reforçou.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook