Mais de 24 mil estudantes da rede municipal passam pelo programa “Avalia Porto Velho”

Avaliação é destinada a estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Géri Anderson Foto: Wesley Pontes
Publicada em 09 de novembro de 2021 às 18:00
Mais de 24 mil estudantes da rede municipal passam pelo programa “Avalia Porto Velho”

Avaliação busca diagnosticar desempenho dos estudantes Avaliação busca diagnosticar desempenho dos estudantes

108 escolas das zonas urbana e rural foram submetidas ao “Avalia Porto Velho”. As provas buscam avaliar o desempenho de mais de 24 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino.

Entre os dias 3 e 5 de novembro, as provas foram aplicadas aos estudantes do perímetro urbano. Nas unidades da zona rural, as provas são aplicadas nos dias 8 e 9 do mesmo mês.

Já nos dias 10 e 11, as unidades de ensino enviarão à Secretaria Municipal de Educação (Semed) os Instrumentais de Coleta de Dados (ICD’s) com sistematização interna para que componham a Rede dos Resultados ainda no dia 16 de novembro de 2021.

Criada em 2017, a avaliação envolve servidores, gestores e professores que atuam como aplicadores. Na prática, o programa busca coletar informações e diagnosticar o desempenho de aprendizagem de estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Para Gláucia Negreiros, secretária da Semed, a avaliação vai permitir o diagnóstico do ensino em um ano atípico marcado pela pandemia da covid-19.

“São mais de 24 mil estudantes distribuídos em 1.012 turmas. Essa avaliação vai permitir um diagnóstico e, a partir dele, traçarmos o nível do aprendizado no ano letivo de 2021, onde tivemos que nos reinventar para levar ensinamentos escolares fundamentais às crianças e adolescentes da rede municipal”, explica.

A avaliação toma por referência a habilidade dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, utilizadas na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O objetivo é que os resultados ajudem a elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook