Mais de 8 mil pequenos e microempreendedores já foram beneficiados

Público feminino representa a maior parte dos cadastros no programa da Prefeitura de Porto Velho

Renata Beccária Fotos: Felipe Ribeiro
Publicada em 17 de novembro de 2022 às 09:17

Todas as peças são produzidas artesanalmenteTodas as peças são produzidas artesanalmente

Nos últimos dois anos, a pandemia afetou o mercado de trabalho, exigindo inovação, mudanças de rota e reorganização de planos. As mulheres sentiram esse impacto e muitas enxergaram no empreendedorismo um caminho de autonomia e uma possibilidade de renda.

Para fomentar a economia e atender a essa demanda, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) criou, em agosto de 2021, o programa Giro Empreendedor, dando oportunidade principalmente para o público feminino.

Valdirene Pinheiro Duarte Holanda, hoje conhecida como Val Bijuterias, é uma entre centenas de mulheres que viram o próprio negócio crescer após as atividades do programa. Através do Giro, Val participa de feiras em espaços públicos da cidade, a exemplo da feirinha do Conjunto 22 de Dezembro, onde ela apresenta e vende as peças produzidas de forma artesanal.

“Eu já produzo acessórios desde os meus 11 anos, sempre gostei, quando via nas lojas me inspirava e fui criando e então quando veio a pandemia, fiquei desempregada e aí resolvi voltar a fazer isso. Eu amo o que faço e o Giro me deu uma oportunidade de expandir meu trabalho, de levar pra novas pessoas conhecerem e também para inspirar outros empreendedores mostrando que todos são capazes, é uma renda extra, e é gratificante”, conta a empreendedora que já formalizou a microempresa através de uma MEI.

Valdirene produz os acessórios desde os 11 anos de idadeValdirene produz os acessórios desde os 11 anos de idade

Val conta que além dos benefícios terapêuticos que a confecção de bijuterias proporciona, a renda das vendas também tem transformado a vida dela. Com os lucros já obtidos ela conseguiu custear exames de saúde na rede particular para continuar trabalhando, empreendendo e sonhando.

“O retorno vem, hoje a pessoa pode até não comprar, mas ela conhece, gosta e na próxima ela leva. Depois das feiras os pedidos aumentaram, eu faço entregas, tenho a loja online, tudo isso é resultado do apoio da Prefeitura. Eu já tenho a minha microempresa, faço minhas compras com o dinheirinho da minha feira, é um começo. E assim eu vou expandindo, já foi colar meu para Itália, para fora do Brasil, então a oportunidade é muito grande”, comentou.

Entusiasta do empreendedorismo feminino, a secretária da Semdestur, Glayce Bezerra, afirma que o propósito da pasta é expandir ainda mais o programa que já é consolidado dentro das ações da Prefeitura.

“Temos avançado com o Programa Giro Empreendedor que tem feito a diferença e transformado a vida de mais de 8.700 pequenos e microempreendedores, a maioria mulheres. Parabéns para nós mulheres, que conseguimos administrar tantas funções ao mesmo tempo, como a casa, família, filhos e trabalho, que esse espírito empreendedor nos permita ser donas do nosso próprio destino”, finalizou celebrando a passagem do dia mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado no dia 19 de novembro.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook