Major Amarante e Vespasiano Ramos são homenageados pela Setur com recuperação de jazigos

Durante a solenidade o superintendente de Turismo, Júlio Olivar, destacou a intenção da Setur é salvaguardar o patrimônio histórico de Rondônia.

Publicada em 07 de June de 2016 às 11:27:00

Preservar os patrimônios históricos e culturais faz parte do planejamento turístico da região. Partindo deste princípio a Superintendência Estadual do Turismo (Setur) com o apoio da Academia Rondoniense de Letras, reformou os jazigos de dois ícones da história de Rondônia.

A solenidade de restauração dos jazigos históricos do poeta Vespasiano Ramos e do major Emmanuel Silvestre do Amarante, reuniu convidados, autoridades civis e militares além de membros da Academia Rondoniense de Letras (ARL) na tarde desta segunda-feira (7) no Cemitério dos Inocentes em Porto Velho.

Durante a solenidade o superintendente de Turismo, Júlio Olivar, destacou a intenção da Setur é salvaguardar o patrimônio histórico de Rondônia. “Cemitérios são museus a céu aberto e estes túmulos são verdadeiros monumentos históricos, imprescindíveis para compreensão da nossa história, Vespasiano no mundo das letras e o major Amarante como cientista e integrante da Comissão Rondon”, destacou Júlio.

Júlio Olivar explica que o cuidado com a história de Rondônia não termina com estas duas restaurações, apesar do cemitério dos Inocentes ser administrado pela prefeitura, não impede que o Governo possa realizar algumas intervenções já que grandes nomes da história rondoniense estão enterrados no local.

O detentor da cadeira Vespasiano Ramos na Academia Rondoniense de Letras, o desembargador Alexandre Miguel parabenizou o Governo do Estado, a Setur e a Academia por esta iniciativa, pois significa a reconstrução da memória. “Os cemitérios acabam se tornando ponto turístico no mundo afora, pois é exatamente onde estão grandes personalidades e aqui em porto velho não foge a regra, basta que seja dado o devido respeito e este é o ponto de partida dado pela Academia”, enfatizou.

Em homenagem aos 100 anos do falecimento de Vespasiano Ramos bem como da publicação de seu primeiro livro, “Cousa Alguma”, o desembargador Alexandre Miguel fez questão de ler uma de suas poesias intitulada “Ao Cristo”, que segundo ele demonstra a atualidade do caráter humano que devemos ter um pouco de atenção.

O major Emmanuel Silvestre do Amarante foi homenageado pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva com um breve relato sobre a vida do ilustre militar do Exército Brasileiro que ingressou nas forças armadas na Comissão Rondon em 1907. O momento histórico foi marcado com honras fúnebres prestadas pela tropa do exército com uma salva de tiros e toque de silêncio pela banda militar.

O general de brigada Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, elogiou a iniciativa, e agradeceu a oportunidade da 17ª Brigada em unir-se as duas entidades para reverenciar um herói e pioneiro que tanto contribuiu para o estado.

Júlio agradeceu o general Costa Neves pela sensibilidade junto com os seus comandados, em compreenderem a importância contextual da figura do Major Amarante, “Rondônia devia esta homenagem a ele por ser um desbravador e o único oficial da comissão Rondon, sepultado em solo rondoniense, de modo que é uma personalidade do Exército Brasileiro, sepultado em nosso solo e isso nos dignifica”.

O vice-presidente da ARL, William Haverly Martins, destacou a justa homenagem da Academia de Letras que apenas reforça a necessidade da valorização dos pioneiros de Rondônia que deram a vida para que hoje o estado seja forte.