Manutenção Preventiva: aumente a durabilidade de seu veículo

Um carro bem conservado não dá problemas, é seguro e tem bom valor de revenda

Assessoria
Publicada em 15 de maio de 2020 às 14:31
Manutenção Preventiva: aumente a durabilidade de seu veículo

Imagem: Pixabay

Todos sabemos que a compra de um veículo é um investimento enorme, por que não se orgulhar de seu carro, mantendo-o adequadamente? A verdade simples é que, quanto melhor você cuidar do seu carro, mais ele irá durar. Lembre-se de fazer uma lista abrangente de manutenção do carro e segui-la pode ajudar a tornar seu veículo funcionando muito mais eficientemente. Mais importante, porém, é que podemos ajudar a garantir que todos os componentes críticos do veículo estejam funcionando sem problemas ou funcionando de maneira otimizada. 

Isso nos ajuda a melhorar a segurança ao dirigir, embora ainda possam ocorrer acidentes sem culpa nossa. Todos os dias, centenas de pessoas morrem por causa secundárias, que poderiam ser evitadas, como a manutenção de um sistema de freio defeituoso, pneus e correias desgastadas, só para citar alguns motivos mais recorrentes. 

Certos componentes do nosso carro são naturalmente mais vulneráveis ao desgaste. Ao realizar verificações de manutenção regulares, podemos ajudar a garantir o funcionamento ideal dessas peças, para que, quando precisarmos delas, tenhamos mais confiança de que essas peças nos levarão a sair de qualquer situação emergencial. Com base nisso, siga estas dicas fáceis de manutenção preventiva e reparo para aproveitar ao máximo seu carro e ter ele valorizado no preço de revenda de acordo com a Tabela Fipe, além de transmitir segurança para você e sua família. 

1. Manutenção regular

Não negligencie a luz do "mecanismo de verificação"! Todos sabemos que, quando esse aviso aparece, pode ser algo tão simples quanto uma tampa de gás solta, mas também pode significar algo um pouco mais sério, como superaquecimento. Se você acha que vai ganhar tempo adiando reparos, pense novamente. Quanto mais você esperar para consertar seu carro, poderá custar mais dinheiro gasto em peças e mão-de-obra. Quando você perceber um problema, não hesite em retirar o seu carro. Isso ajudará a vida útil do seu carro e, finalmente, economiza dinheiro a longo prazo. Verifique inclusive as condições de um veículo se estiver pesquisando carros usados para comprar.

2. Lave seu carro frequentemente

Mantenha seu veículo limpo! Esta dica simples é essencial quando se trata de revenda / troca de valor. Poluentes como poeira, pólen, seiva de árvores, fezes de pássaros, sal, etc. podem afetar a longevidade da sua pintura e acabamento. Com que frequência você deve lavar o carro? De uma a duas vezes por mês para evitar que a ferrugem e outros contaminantes causam um problema na carroceria do seu veículo, avariando sua lataria e diminuindo o brilho da pintura. Carro limpo é sinônimo de capricho e cuidado, procure sempre deixar seu carro muito bem conservado!  

3. Encha o tanque de gasolina com responsabilidade

Encha o tanque de gasolina do seu carro antes que fique muito baixo: não confie no veículo para lhe dizer quantas milhas restam até ficar vazio. Quando você perceber que seu tanque está cerca de 1/4 do total, encha-o. Ao encher o tanque antes que ele fique muito baixo, os detritos e outros resíduos ficarão fora do filtro de combustível e ajudarão o motor a trabalhar demais. Esta é outra dica útil e simples para ajudá-lo a tirar o máximo proveito do seu veículo. 

4. Verifique o filtro de ar

Esta é uma das maneiras mais fáceis e baratas de manter seu veículo. Um filtro de ar sujo e oleoso pode afetar a milhagem do gás e também fazer com que o seu carro acelere pouco. Ter um filtro de ar limpo permitirá que o motor respire e funcione mais suavemente. É melhor substituir o filtro de ar a cada 20.000 milhas ou uma vez por ano. 

5. Verifique os fluidos

Não há razão para pular esta etapa, especialmente quando se trata de prolongar a vida útil do seu carro. Os fluidos desempenham um papel extremamente importante na saúde do motor e do automóvel do seu veículo. Alguns dos fluidos que você pode verificar regularmente incluem: fluido de limpador de para-brisa, óleo de motor (é claro), anticongelante, fluido de transmissão, fluido de direção hidráulica e fluido de freio. Se você não tiver certeza de como verificar algumas delas, não hesite em violar o manual do proprietário para verificar se está fazendo isso corretamente. Esta é uma maneira fácil e preventiva de manter seu carro durando mais tempo. 

6. Substitua o filtro de combustível

O filtro de combustível garante que apenas gasolina pura e limpa chegue ao motor do seu Hb20. Tal como acontece com o filtro de ar, o filtro de combustível captura detritos, fragmentos, sujeira, impurezas e outras partículas para garantir que apenas gás limpo esteja entrando no seu motor. Você deseja verificar as horas extras do filtro de combustível para garantir que esses detritos não estejam causando obstruções. Um filtro de combustível limpo ajudará a garantir que seu carro esteja funcionando sem problemas. 

7. Não negligencie os pneus

Os pneus desempenham um papel importante em manter você e seus passageiros em segurança. Verificar regularmente a pressão dos pneus e garantir que todos os pneus estejam cheios corretamente evitará que problemas ocorram no futuro. Girar os pneus é outro passo preventivo importante a ser seguido e também prolongará a vida útil dos pneus. Alterar a posição reduz o desgaste desigual da linha. É recomendável que você gire os pneus a cada 6.000 a 7.500 milhas ou duas vezes por ano. Não deixe de alinhar os pneus também. Esta é outra ótima maneira de aumentar a longevidade do seu veículo. É imperativo para a saúde do seu carro cuidar adequadamente dos pneus e substituí-los quando necessário. 

Lembre-se sempre que um carro bem conservado pode ter um valor muito mais alto no mercado de revenda do que um carro que foi obviamente negligenciado. Além disso, os potenciais compradores de carros agora são mais meticulosos sobre suas escolhas. E com o crescimento da tecnologia da informação, eles podem facilmente obter informações sobre as taxas de mercado prevalecentes de diferentes marcas de automóveis. 

Mesmo aqueles que têm apenas um entendimento rudimentar dos carros podem ser bastante meticulosos, pois gostariam de ver registros das atividades de manutenção realizadas no carro que gostariam de comprar. Ser capaz de provar que seu carro está bem conservado informa ao comprador que você está cuidando bem dele e que ele tem seu devido valor! Fique sempre atento a isso! 

Gostou destas dicas? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!

Comentários

  • 1
    image
    Pedro 29/09/2020

    Dicas muito legais! Mas consulte sempre o valor do carro que você quer comprar ou vender na tabela fipe. Desta forma você fica sabendo o valor médio de mercado para o seu carro.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook