Marinha Raupp destaca importância do Projeto Rondon para os municípios

O Projeto Rondon é uma das mais destacadas iniciativas na prestação de serviços a municípios e comunidades de difícil acesso.

Assessoria
Publicada em 07 de julho de 2017 às 16:01
Marinha Raupp destaca importância do Projeto Rondon para os municípios

O Projeto Rondon é uma das mais destacadas iniciativas na prestação de serviços a municípios e comunidades de difícil acesso. Na quinta-feira, a deputada federal Marinha Raupp e o senador Valdir Raupp participaram da cerimônia de descerramento da placa em homenagem aos 50 anos da primeira operação do Projeto Rondon, em Porto Velho, juntamente com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, o vice-governador, Daniel Pereira, e diversas autoridades civis e militares.

A deputada ressalta a importância do programa na construção da cidadania e destaca que o êxito do projeto está ligado ao envolvimento dos universitários. “O Projeto Rondon é um dos melhores instrumentos de integração social e territorial do Brasil”, completou a parlamentar.

A abertura oficial do Projeto Rondon foi realizada no Teatro Palácio das Artes em Porto Velho, com a Operação “Rondônia Cinquentenário, que acontecerá em 15 municípios e distritos de Rondônia, que receberão equipes capacitadas, entre 7 de junho a 23 de julho.

Para o ministro Jungmann, o projeto é a realização do sonho de Marechal Rondon. "O projeto começou em 1967 e já alcançou mais de 2 milhões de pessoas e mais de 21 mil universitários participaram. Ele é um patrimônio e, mais do que isso, ele é a concretização do sonho da vida de Marechal Cândido Rondon", afirmou o ministro.

Municípios contemplados – Os 15 municípios contemplados pela Operação Rondônia Cinquentenário são: Alto Paraíso, Alvorada do Oeste, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Monte Negro, Nova Mamoré, Rio Crespo, São Miguel do Guaporé, Texeiropólis e Urupá. Em Porto Velho as ações serão as comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, nos distritos de Cujubim Grande, Nazaré e São Carlos.

Projeto Rondon

O Projeto Rondon teve início em 1967, sua primeira operação foi realizada em Rondônia com 30 alunos participantes e dois professores coordenando. Em 1989 as atividades foram encerradas, voltando somente em 2005.

De acordo com o Ministério da Defesa, o Projeto Rondon é uma ação governamental realizada em parcerias com as instituições de ensino superiores, prefeitos, comunidade e representantes comunitários. Além disso, tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

Comentários

  • 1
    image
    j paulo 07/07/2017

    O que interessa é saber se a deputada vai trair o povo de rondonia defendendo o chefe de quadrilha na camara.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook