Medtronic apoia mutirão da Sociedade de Hérnia com 130 atendimentos pelo SUS
A parceria viabilizou cirurgias de alta complexidade em Volta Redonda (RJ), Montes Claros (MG) e Porto Velho (RO), reduzindo a fila de espera do sistema público de saúde
A Medtronic, líder global em tecnologia para a saúde, é uma das quatro empresas que compõem a Aliança Corporativa da Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal (SBH), responsável pelo mutirão nacional de cirurgias de hérnia realizado em setembro. A iniciativa, que teve como objetivo reduzir a fila de espera e tratar casos complexos da doença, beneficiou 130 pacientes que aguardavam pelo procedimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e contou com a doação de materiais de alta qualidade e tecnologia do amplo portfólio da Medtronic para tratamento de hérnias.
A Sociedade Brasileira de Hérnia (SBH) realiza o mutirão há 11 anos e em 2025, pela primeira vez, a força-tarefa ocorreu de forma simultânea em três estados, mobilizando mais de 30 cirurgiões voluntários. As cirurgias foram realizadas nas seguintes instituições:
Porto Velho (RO): 100 pacientes atendidos no Hospital Santa Marcelina.
Montes Claros (MG): 10 pacientes atendidos no Hospital das Clínicas Dr. Mario Ribeiro da Fonseca.
Volta Redonda (RJ): 20 pacientes atendidos no Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA).
Esse ano, a Medtronic, que participa do mutirão desde sua primeira edição, forneceu insumos essenciais para os procedimentos, incluindo telas cirúrgicas, fixadores e suturas, garantindo que as equipes médicas tivessem acesso a tecnologias de ponta para a realização das cirurgias.
Doença comum, risco elevado
A hérnia da parede abdominal está entre as doenças cirúrgicas mais comuns no Brasil. Ela ocorre quando parte de um órgão interno se desloca por uma abertura na musculatura abdominal. Se não tratada, pode levar a complicações graves como o estrangulamento, que interrompe o fluxo sanguíneo e pode causar a necrose do órgão.
"A única forma efetiva de tratar uma hérnia abdominal é por meio de cirurgia. O mutirão nos possibilita realizar uma grande quantidade de procedimentos em pouco tempo, resolvendo de forma imediata os casos de pacientes que esperavam há muito tempo no SUS e, assim, reduzindo a fila de espera", explica o Dr. Gustavo Soares, presidente da SBH.
Esta ação reforça o compromisso da Medtronic e da comunidade médica em unir esforços para enfrentar os desafios da saúde pública no país, promovendo mais acesso, tecnologia e qualidade de vida para a população.
Cláudia de Jesus cobra adesão de RO à Educação do Campo
Parlamentar indicou ao governo estadual a necessidade de adesão à política nacional e defendeu a nomeação de agente de governança
Termo de Compromisso inicia implantação da Policlínica Regional em Porto Velho
Além das 46 Policlínicas, o Novo PAC Seleções 2025 contempla a construção de 130 novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e 800 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o Brasil
TCE e OAB promovem ação para fortalecer advocacia em Rondônia
Aprimorar a advocacia e o controle externo em Rondônia em benefício da sociedade




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook