Micro e pequenos empresários de Porto Velho vão ser orientados sobre as vantagens do “Cidadania Empresarial”

O evento acontece nos dias 8 e 9 de dezembro na Paróquia São Tiago em Porto Velho

Larina Rosa Fotos: Daiane Mendonça Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 02 de dezembro de 2021 às 10:22
Micro e pequenos empresários de Porto Velho vão ser orientados sobre as vantagens do “Cidadania Empresarial”

Nos dias 8 e 9 de dezembro acontece a primeira ação do Programa “Cidadania Empresarial”

Para avançar ainda mais na fornalização de empresas em Rondônia, a Secretaria do Estado de Finanças (Sefin) realiza a primeira ação do Programa “Cidadania Empresarial”. O evento acontece nos dias 8 e 9 de dezembro na Paróquia São Tiago, localizada na zona Leste de Porto Velho.

Durante a ação mais de 15 parceiros vão participar das atividades que incentivam a cultura empreendedora e regulariza os pequenos negócios. Entre eles: a Junta Comercial do Estado (Jucer), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Secretaria de Estado do desenvolvimento Ambiental (Sedam), Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia (CRC), além das secretarias de Fazenda dos municípios.

Por meio de uma Central Móvel instalada no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida (Paróquia São Tiago) e com o apoio das instituições parceiras, o empreendedor que pretende se regularizar vai receber isenção nas taxas de registro de negócio, agilidade e rapidez nos trâmites da documentação, acesso ao crédito do Programa de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios de Rondônia (Proampe) para investimentos, cobrança mínima de tributos federais, estaduais e municipais.

Além disso, o microempreendedor receberá assessoria contábil gratuita na abertura do negócio, acesso a palestras e cursos de orientação. Uma das novidades da primeira ação do programa é que a Jucer durante todo o mês de dezembro vai isentar os custos para abertura e registro de empresas.

Segundo o presidente da Junta Comercial, José Alberto Anísio, “esse apoio do programa “Cidadania Empresarial” vai fortalecer o trabalho da Jucer que pretende facilitar a vida do empreendedor e ao mesmo tempo incentivar a economia rondoniense”, enfatizou.

A secretária adjunta da Sefin, Letícia Lara, destacou a importância dos parceiros para realização do evento. “As parcerias com outros órgãos vão ajudar na sensibilização e oferta de recursos para a gestão dos negócios, reduzir os custos e a burocracia para a formalização, além de possibilitar ao pequeno empresário uma capacitação empreendedora, contribuindo assim para a manutenção e crescimento de sua empresa,  e consequentemente ao diminuir a  informalidade  proporcionamos o desenvolvimento econômico do Estado”.

De acordo com gerente do programa “Cidadania Empresarial” Adailton Silva Lima, são muitos os benefícios oferecidos para quem pretende formalizar o negócio. “Quem regulariza o negócio e mantém as obrigações em dias, estará apto para participar de licitações públicas como também poderá ter acesso aos benefícios previdenciários como a aposentadoria por idade ou invalidez e auxílio-doença. O programa vai oferecer no dia da ação créditos do Proampe, acesso gratuito a software gerador de Nota Fiscal, além de orientações por meio de palestras que facilitam a abertura e crescimento de negócios”, destaca.

PALESTRAS

No primeiro dia da ação (8) será realizada a palestra com o tema “Gestão Moderna das Finanças Empresariais”, ministrada pelo analista técnico do Sebrae, Carlos Alberto Machado de França. Também será oferecida a capacitação com o tema “Aprenda a reduzir as despesas tributárias e aumentar os lucros e Planejamento Tributário (do MEI a EPP)” pelo palestrante Nilton Fiek, coordenador do Conselho Regional de Contabilidade Jovem RO.

Já no segundo dia (9) será ministrada a palestra com o tema “Oportunidades para crescimento dos pequenos Negócios em Rondônia” pelo palestrante e coordenador técnico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Avenilson Trindade.

Além disso, o microempreendedor receberá a palestra Marketing para Pequenos Negócios com o analista técnico do Sebrae, Cristiano Borges Rodrigues.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Ana Ligia 02/12/2021

    Ações que geram renda, dão dignidade e realizações de sonho aos cidadãos e mudanças sociais que melhora a qualidade de vida das pessoas. Isso é o que deve ser oferecido , para melhorar a renda, não só auxilios, seja que nome for.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook