Mostra Sesc de Cinema celebra cinema rondoniense
O evento oferece exibições, debates, música e oficina de capacitação profissional
A 8ª Mostra Sesc de Cinema chega a Porto Velho com uma programação intensa e gratuita, que coloca em destaque o talento e as narrativas do cinema feito em Rondônia. O evento acontece entre os dias 02 e 12 de dezembro, oferecendo exibições de filmes, debates com diretores e produtores, apresentações musicais e uma oficina de capacitação.
O evento reforça o compromisso da instituição com a valorização da produção cultural local e o fomento ao pensamento crítico.
“A Mostra Sesc de Cinema é um palco fundamental para que as histórias de Rondônia sejam vistas e debatidas. Ao trazer filmes que abordam desde questões sociais urgentes, como a desigualdade e a crise climática, até a rica identidade musical amazônica, o Sesc cumpre seu papel de promover o acesso à cultura e de estimular o diálogo”, afirma o Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho.
Exibições e debates
As exibições da Mostra ocorrerão de 02 a 05 de dezembro, sempre das 19h às 21h, na Sala Multilinguagens. A programação é composta por quatro títulos locais de grande relevância, abordando temas sociais, ambientais e culturais.
Dentre os destaques, o evento tem a honra de receber a presença de diretores, produtores e atores para debates após cada sessão. As noites de exibição serão ainda embaladas por atrações musicais:
- 2 de dezembro: A Mostra abre com o filme “Planeta Fome” (15 min, 12 anos), de Édier William, a animação traz a história de uma família que enfrenta a dura realidade do desemprego e da fome. O debate contará com a presença da produtora Sabrina Almeida e Simone Norberto, e a noite se encerra com a apresentação musical da Samuel Bera Band.
- 3 de dezembro: Em foco, o documentário “Memória das Escolas da Floresta em Rondônia” (16 min, livre), de Ederson Lauri, o documentário nos conta através de depoimentos de educadores e imagens de arquivo sobre a articulação comunitária para a construção das escolas nas áreas ruais de Rondônia. O diretor Ederson Lauri participa do debate.
- 4 de dezembro: Será exibido “Nas margens do Rio” (22 min, 12 anos), de Carlos Santana, uma história de amor, resistência e magia ancestral da Amazônia, que se passa às margens do Rio Jamari. O debate terá a participação do diretor Carlos Santana e do ator Rennê Santos.
- 05 de dezembro: O encerramento das exibições traz o longa-metragem “Concerto de Quintal” (80 min, livre), de Juraci Júnior, que mergulha nas memórias sonoras e nos diversos ritmos que compõem a identidade musical de Porto Velho. O público poderá debater com a produtora executiva Val Barbosa e o músico e pesquisador Silvinho Santos, e prestigiar a apresentação musical da artista Gabriê.
Oficina
Além das telas, a Mostra investe na formação com a oficina "Som para Cinema". A atividade será ministrada por Anderson Benvindo, professor de música e diretor musical, e propõe uma imersão prática na captação, criação de foley, efeitos sonoros e linguagem musical para obras audiovisuais.
As inscrições acontecem até o dia 4 de dezembro e a aula acontece de 8 a 12 de dezembro, das 14h às 18h. Para se inscrever na oficina, clique aqui.
Todo o evento será realizado no Sesc Centro Cultural Gladstone Nogueira Frota. O espaço está localizado na Avenida Campo Sales, 2666, no Centro de Porto Velho. Para entrada será solicitado a doação de 2kg de alimentos não perecíveis.
MPRO discute efeitos da orfandade em jovens
Encontro reuniu instituições para alinhar estratégias de proteção e apresentar dados do primeiro mutirão de busca ativa
MPRO consegue condenação por homicídio
O Conselho de Sentença reconheceu as qualificadoras do MPRO o que resultou em pena de 18 anos de reclusão
Operação Aruanã: desocupação é monitorada pelo MPRO
A operação busca desocupar a área de proteção integral, alvo de invasões desde outubro de 2020




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook