MP aprimora atendimento à sociedade com criação de Serviço de Atendimento em Libras

O serviço, instituído em consonância com o Planejamento Estratégico, será prestado em modelo remoto ou presencial, sendo executado por profissionais com formação em Libras

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Publicada em 26 de agosto de 2022 às 15:18
MP aprimora atendimento à sociedade com criação de Serviço de Atendimento em Libras

Em mais uma ação para garantir a inclusão, acessibilidade e cidadania, o Ministério Público de Rondônia criou o Serviço de Atendimento em Libras (SELIB), uma ferramenta destinada a garantir comunicação adequada e assertiva com pessoas surdas que acessam a Instituição. A medida considera a pluralidade e diversidade dos públicos do MPRO e representa uma importante medida de aperfeiçoamento no trabalho desenvolvido em favor da sociedade.

O serviço, instituído em consonância com o Planejamento Estratégico, será prestado em modelo remoto ou presencial, sendo executado por profissionais com formação em Libras.

Paralelamente à iniciativa, será realizado o Curso da Língua Brasileira de Sinais para capacitação de cerca de 30 servidores, possibilitando ao MPRO, mais profissionais com expertise na área. A atividade, que integra o Programa de Estudos, Capacitação e Aperfeiçoamento Funcional de Servidores e Estagiários 2022, tem a coordenação da Escola Superior do MPRO (ESMPRO).

Os participantes serão, prioritariamente, servidores que atuam na linha de frente do atendimento, estendendo-se a assistentes, assessores, MP-Residentes e Promotores de Justiça que desejem agregar conhecimento na área.

Com duração de 40 horas, a capacitação terá como ministrante e Tradutora/Intérprete de Libras, Náthali Fernanda Machado Silva, que ensinará habilidades comunicacionais necessárias para o entendimento de Libras.

A intérprete é formada em Letras Português com especialização em Libras, e mestranda do programa de mestrado profissional em Libras dos institutos federais de educação, atuando como intérprete do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e como Coordenadora da Educação Inclusiva (CEI).

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook