MP cobra explicações da Energisa e Caerd sobre interrupções no fornecimento de energia e de água em Porto Velho

A Energia afirmou que têm realizado vultosos investimentos no sentido de substituir o sistema de automação antigo

Ascom MP/RO
Publicada em 15 de agosto de 2019 às 21:50
MP cobra explicações da Energisa e Caerd sobre interrupções no fornecimento de energia e de água em Porto Velho

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da 11ª Promotoria de Justiça de Porto Velho (Defesa do Consumidor), cobrou explicações da Energisa e Caerd sobre as interrupções do fornecimento de energia e água, que ocorreram no município de Porto Velho nos últimos dias, causando transtornos em diversos bairros da capital.

Na reunião com a Promotora de Justiça Daniela Nicolai de Oliveira Lima, os representantes da Energia afirmaram que têm realizado vultosos investimentos no sentido de substituir o sistema de automação antigo, por um mais moderno e eficiente, a fim de reduzir as interrupções não programadas. Salientou também que comunicou a CAERD uma interrupção programada, no dia 14 de agosto, na estrada de Santo Antônio, para manutenção da rede daquela localidade.

A CAERD esclareceu, por sua vez, que como o principal ponto de captação de água da rede que abastece Porto Velho se encontra na estrada de Santo Antônio, emitiu comunicado à população, sobre o desabastecimento de água em vários bairros e que, devido a interrupção do fornecimento de energia, toda a rede de abastecimento de água foi despressurizada, razão pela qual demora algum tempo para que haja sua normalização. Mas acreditava que ainda nesta quinta-feira (15/8) a situação seria normalizada.

A Promotora de Justiça Daniela Nicolai recomendou à Energisa que, no caso dessas interrupções não programadas, entre em contato com a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), para que sejam providenciados agentes de trânsito nos principais cruzamentos das avenidas que ficam sem o funcionamento do semáforo, até o tempo previsto para manutenção e retorno do sistema a fim de evitar acidentes e maiores transtornos à população. Recomendou ainda que as comunicações à CAERD também possam ser feitas diretamente à sua diretoria.

Comentários

  • 1
    image
    marya 16/08/2019

    Autoridades de Rondônia, o fato é muito relevante diante dessa situação caotica frequentemente que acontece com a CAERD. No bairro 04 de janeiro que resido ali há 30 anos. Temos 15 dias de água por mês, e pagamos 30 dias de uso. Tem aproximadamente um mês que a água no sobe para a caixa, não tem água para usar banheiro. A água que vem mau consegue encher a caixa que fica na parte terrea da casa. Não se pode mais lavar roupa. Porque não temos água.... Vai aqui meu apelo as demais autoridades de Direito desta cidades. Assim não pode ficar...

  • 2
    image
    paulo de tarso 16/08/2019

    Tudo balela essas justificativas da Energisa. Eles assumiram o controle da CERON em 30/10/2018, de lá para cá não fizeram absolutamente nada, a não ser demitir 400 empregados experientes da antiga CERON, sem considerar suas experiências profissionais e conhecimento amplo do sistema elétrico de Rondônia. Não investiram nada até agora e os 427 milhões que alegam que irão investir nada mais é do que dinheiro do próprio consumidor, da conta CCC, administrada pela CCEE, que já é cobrado na conta de energia de todos os consumidores. Eles só querem reajustes altos de tarifas e nada mais. O povo de Rondônia ainda irá sofrer muito com esse grupo que assumiu a CERON. O Ministério Público deve fiscalizar em cima e exigir da Energisa a comprovação dos investimentos anunciados.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook