MP confere Moção de louvor ao Poder Judiciário pelos 40 anos

O TJRO também homenageou a instituição

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 26 de julho de 2022 às 15:07
MP confere Moção de louvor ao Poder Judiciário pelos 40 anos

Em documento entregue pessoalmente ao presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, nesta terça-feria, 26 de julho, o procurador-geral do Ministério Público, Ivanildo Oliveira, agradeceu a deferência feita ao MP ao conceder Voto de Louvor pela passagem dos 40 anos da instituição, marco que foi comemorado durante 448ª Sessão do Colégio de Procuradores de Justiça, realizada dia 25 de julho. Em retribuição, na ocasião o MP conferiu Moção de Louvor ao TJRO “pelos seus 40 anos de fundação, pioneirismo, excelência reconhecidos nacionalmente na celeridade da garantia aos direitos dos jurisdicionados”.

Presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor, com a pasta de documento nas mãos.

O documento, assinado pelo procurador-geral, ressalta a atuação cooperativa entre o Tribunal de Justiça e o Ministério Público “na garantia de um estado democrático e na construção de uma sociedade livre, justa e solidária”.

As comemorações dos 40 anos do TJRO iniciaram em janeiro, com a rememoração, por meio de publicação site institucional, do marco de instalação do Poder Judiciário. Apesar de ter sido criado por em 1981, só foi instalado em 25 do primeiro mês de 1982, tendo como seu primeiro presidente Fouad Darwich Zacharias, que se tornou, em 26 de janeiro, o desembargador responsável por conduzir o Tribunal de Justiça, junto com outros notáveis juristas que ficaram conhecidos como os 7 Samurais do Judiciário de Rondônia: Cesar Montenegro, Clemenceau Pedrosa Maia, Darci Ferreira, Aldo Castanheira, Dimas Ribeiro e Hélio Fonseca.

Ao longo do ano, o podcast “Em Audiência”, com episódios que ajudaram a contar essa rica trajetória, foi disponibilizado.  Também foram lançados vídeos de memória, com personagens que fizeram parte dessa caminhada, como a primeira servidora Helena Carvajal e mais dois episódios do projeto memória do Judiciário com os desembargadores Antônio Cândido e Gabriel Marques. Para o mês de agosto estão previstas exposições e atividades de cidadania. O cronograma dos 40 anos do Poder Judiciário só encerra em dezembro e contará também com o envolvimento das comarcas

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook