MP lança campanha de orientação sobre Justiça Criminal
A iniciativa tem como objetivo informar e orientar as vítimas de crimes a respeito dos seus direitos
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial e Fiscalização da Execução Penal (GAESP), lança esta semana a campanha “Você foi vítima de um crime?”. A iniciativa tem como objetivo informar e orientar as vítimas de crimes a respeito dos seus direitos, esclarecendo os papéis desempenhados pelas instituições que compõem o sistema de Justiça Criminal.
A mobilização é resultado de articulação do Grupo Nacional de Coordenadores de Centro de Apoio Criminal (GNCCRIM), órgão do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG). O material publicitário a ser utilizado é de autoria do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).
A campanha visa à conscientização por meio da exibição de cards explicativos, que orientam o cidadão sobre como e onde buscar ajuda no caso da ocorrência de fatos criminosos. São apresentadas situações relacionadas às fases da investigação e do processo penal, garantindo a difusão do conhecimento de forma simples e em uma linguagem acessível.
Redes sociais e cartilhas - O MPRO aderiu ao movimento, realizando ações que incluem publicações em suas redes sociais ( Facebook, Instagram, YouTube) e, ainda, distribuição de cartilhas em locais estratégicos.
O MP destaca a importância da adesão e mobilização de veículos de comunicação e de usuários da internet à campanha, considerando a necessidade de se fazer chegar aos cidadãos informações ainda pouco conhecidas sobre a Justiça Criminal, como o programa de proteção às vítimas e testemunhas, sigilo de dados de depoentes, o papel do Ministério Público e de outras instituições.
Atuação de oficiais de Justiça ganha reconhecimento do CNJ
Segundo Fux, eles e elas “atuam como longa manus dos magistrados e contribuem sobremaneira para a concretização da Justiça e para a pacificação social”
Mortes por Covid-19 em unidades de privação de liberdade seguem em alta
O aumento é mais que o dobro identificado no mês anterior, de 8,4%. Nos primeiros 67 dias deste ano, a quantidade de mortes pela doença foi 190% superior ao registrado no último bimestre de 2020
Máscaras que Salvam – OAB Rondônia convida população a se solidarizar
O uso da VNI reduz as chances do paciente ser intubado em até 80%, declaram especialistas que tratam a doença no estado



Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook