MPRO investe em ações de sustentabilidade e inicia implantação de sistema de energia solar em Promotorias de Justiça do interior

O sistema fotovoltaico tem vários pontos positivos, pois além de reduzir o custo com consumo de energia, contribui diretamente na redução da poluição e das taxas de carbono por ser considerada energia limpa

Departamento de Comunicação Integrada (DCI/MPRO)
Publicada em 07 de maio de 2021 às 08:27
MPRO investe em ações de sustentabilidade e inicia implantação de sistema de energia solar em Promotorias de Justiça do interior

O Ministério Público do Estado de Rondônia, dentro do princípio de incentivar ações de sustentabilidade, iniciou a instalação do Sistema de Energia Solar em Promotorias de Justiça do interior do Estado. Atualmente, as instalações estão ocorrendo nas Promotorias de São Francisco do Guaporé e Santa Luzia do Oeste e, até a próxima semana, será concluída a instalação do sistema de Colorado do Oeste.

O sistema fotovoltaico tem vários pontos positivos, pois além de reduzir o custo com consumo de energia, contribui diretamente na redução da poluição e das taxas de carbono por ser considerada energia limpa, ao contrário de usinas termelétricas, por exemplo, que produzem energia a partir do carvão mineral.

Em Colorado, por exemplo, a maior das três Promotorias de Justiça contempladas com o sistema, a energia solar evitará a emissão de 10,62 toneladas de CO2 (gás carbônico) o equivalente à 488 metros cúbicos de árvores em um período de um ano.

Além disso, o sistema traz vantagens também em sua manutenção, pois os cuidados requeridos envolvem somente a limpeza e a fiscalização dos painéis solares. Os equipamentos quanto os inversores e os painéis são feitos para trabalhar continuamente e a vida útil dos componentes do sistema fotovoltaico é extremamente longa com estimativa de duração de 25 anos. 

O sistema de geração instalado nas unidades consegue produzir 100% da energia que consome. Importante ressaltar que a fatura sempre virá com um valor mínimo este permitido na resolução 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A aquisição não só beneficia a instituição, mas agrega amplas oportunidades para a sociedade que tem demandando um número cada vez maior de profissionais capacitados para atuar nas diversas frentes do negócio, seja na comercialização, projeto ou instalação.

Monitoramento

Na aquisição realizada pela Seção de Infraestrutura (SEINF) foi contemplada a plataforma de monitoramento online para acesso em tempo real que inclui todos os níveis de produção energética do sistema, em especial o monitoramento do gerador de energia solar, sendo crucial para acompanhar o retorno do investimento.
Por meio dessa plataforma tem-se acesso em tempo real, sobre tudo o que está acontecendo no sistema de energia solar, acrescido de todos os níveis de produção energética do sistema.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook