Município acolhe estagiários e cumpre papel social com qualificação e renda

Estudantes conquistam espaço na gestão da capital e ganham elogios pela dedicação

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Publicada em 21 de agosto de 2021 às 11:06

Tony Andrew Padilha da Silva estuda Sistemas de InformaçãoTony Andrew Padilha da Silva estuda Sistemas de Informação

O acadêmico Tony Andrew Padilha da Silva estuda Sistemas de Informação e faz parte de um grupo de mais de 160 estagiários contratados pela Prefeitura de Porto Velho. Há cinco meses ele trabalha na Secretaria Municipal de Administração (Semad).

“É um desafio trabalhar no setor público. Além de contribuir para o desenvolvimento do município e da gestão, fico atento para aprender e aperfeiçoar novas competências a cada dia”, disse Tony.

Ele diz que há dedicação em tudo que faz e que o aprendizado na Semad é marcado por acolhida e apoio. “Isso é bom, sou ‘abraçado’ pelos secretários, gestores e diretores, que me proporcionam segurança e credibilidade. Todo o trabalho é revisado e aprovado por eles”, afirma.

A coordenação deste grupo é do Departamento Administrativo da Semad.

Paulo César, diretor do Departamento Administrativo da SemadPaulo César, diretor do Departamento Administrativo da Semad

De acordo com o diretor Paulo César Bergamin, a oportunidade de estágio na administração municipal é uma contribuição social e, neste momento, em plena pandemia, é uma via de mão dupla no enfrentamento das dificuldades de orçamento das famílias. “Sabemos das dificuldades das empresas privadas, que exigem conhecimento e experiência profissional dos seus colaboradores. Temos um grupo que já consegue sair daqui com essa bagagem”, destacou. Segundo ele, a força dos estagiários tem ajudado muito a municipalidade.

NÚMEROS

Atualmente, a Prefeitura tem em seus quadros 64 estagiários de nível médio e 199 de nível superior. Todos passaram pelo processo de Recrutamento e Seleção no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O contrato está em vigência desde 2017.

APRENDIZADO

Sheila Lucia, assessora especial de Relações Institucionais da SemadSheila Lucia, assessora especial de Relações Institucionais da Semad

A assessora especial de Relações Institucionais da Semad, Sheila Lucia Marques da Silva Farias Braga, explica que as contratações são condizentes com o que determina a legislação brasileira. “Do total de servidores municipais, 10% deles devem ser estagiários e estão distribuídos conforme a demanda apresentada de cada secretaria à Semad, que é responsável pelo gerenciamento do contrato com o CIEE”, destaca.

“O aprendizado é recíproco. Aproveitamos a mão de obra que estava desassistida. Este pessoal chega com disposição para o trabalho, garante agilidade nas demandas, pois está buscando conhecimento. Além disso, é cheio de novas ideias que podem ser aplicadas no âmbito do Município”, acrescentou Sheila Lucia.

EXPEDIENTE

O trabalho é remunerado com bolsas. Os estagiários de Nível Médio (a partir dos 16 anos) recebem R$ 550 e os de Nível Superior (a partir de 40% da carga horária do curso) R$1.150. Eles também recebem Auxílio Transporte e cumprem jornadas de quatro a cinco horas diárias.

CONFRATERNIZAÇÃO

Em comemoração ao Dia Nacional do Estagiário, a Semad realizou um café da manhã num momento de valorização e homenagem aos integrantes incluídos no projeto.

O secretário de Administração, Alexey da Cunha Oliveira, que é o responsável pela gestão do Contrato de Estagiários, destacou que todos os estagiários desenvolvem um trabalho com maestria, dedicação e competência.

Texto: Etiene Gonçalves
Foto: Carlos Sabino

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook