Não é papel do vereador construir escolas, postos de saúde ou asfaltar ruas

Compete-lhe, entre outras atribuições, acompanhar a correta aplicação dos recursos públicos pelo Executivo Municipal, como também apresentar projetos de lei, que reflitam, diretamente, na melhoria da qualidade vida da sociedade

Valdemir Caldas
Publicada em 08 de janeiro de 2020 às 11:11
Não é papel do vereador construir escolas, postos de saúde ou asfaltar ruas

No momento em que as ambições politicas se assanham no Município de Porto Velho, com a aproximação das eleições municipais, é comum ouvir de alguns que se dizem pretendentes à função de vereador coisas do tipo: “Se eu for eleito vou construir um posto de saúde, uma escolar, asfaltar as ruas daquele bairro, ou, ainda, melhorar as condições de trabalho e salariais do funcionalismo municipal”, entre outras baboseiras do gênero. Olho vivo, eleitor! Estão tentando enganá-lo. Quem assim procede está mentindo. Essa não é tarefa do vereador. Nada de deixar-se levar por promessas levianas, discursos estéreis e poses quixotescas, que só impressionam os desavisados. O voto precisa ser consciente, construtivo e fecundo.

O vereador exerce papel essencial, importantíssimo para a condução harmoniosa e correta do Município. Ele é o porta-voz da população, o fiscal do povo. Compete-lhe, entre outras atribuições, acompanhar a correta aplicação dos recursos públicos pelo Executivo Municipal, como também apresentar projetos de lei, que reflitam, diretamente, na melhoria da qualidade vida da sociedade. Caso sinta o cheiro de podre no ar, cabe-lhe denunciar aos órgãos de fiscalização. É competência do vereador, também, julgar o prefeito nos crime de responsabilidade e fixar a sua remuneração. É muita responsabilidade para se outorgar, de bandeja, a qualquer neófito. 

O vereador tem a obrigação de proporcionar os meios e as condições para que o povo possa, efetivamente, participar do desenvolvimento da cidade. Aos marinheiros de primeira viagem, que desejam buscar o mandato de vereador, recomendo-lhes conhecer a Lei Orgânica do Município de Porto Velho e o Regimento Interno da Câmara Municipal, antes de saírem por ai dizendo asneiras, fazendo promessas que jamais conseguirão cumprir, até porque a competência para executar obras e serviços, como o próprio nome diz, é do Executivo, e não do Legislativo.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook