No primeiro mês do “Prato Fácil” mais de 17 mil pessoas foram atendidas com alimentação saudável e de baixo custo

Esforços agora são feitos pela Seas para que mais famílias inseridas no CadÚnico sejam contempladas

Veronilda Lima Fotos: Daiane Mendonça e Ésio Mendes Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 21 de junho de 2021 às 09:32
No primeiro mês do “Prato Fácil” mais de 17 mil pessoas foram atendidas com alimentação saudável e de baixo custo

Refeições são oferecidas de segunda-feira a sexta-feira com todos os nutrientes necessários, seguindo cardápio de nutricionista

Do total de 30 mil refeições disponibilizadas pelo Programa Estadual “Prato Fácil”, no período de 17 de maio a 16 de junho, em cinco restaurantes credenciados em Porto Velho, pelo menos 17.925 foram vendidas a R$ 2, com a complementação do valor pelo Governo Estadual para oferecer alimentação de qualidade e baixo custo à população em situação de vulnerabilidade social.

O programa foi idealizado pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e o sistema desenvolvido pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). Os recursos são do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

O primeiro passo foi o credenciamento de restaurantes privados para o fornecimento de refeições saudáveis às famílias previamente cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) e constantes na base de dados do Sistema Prato Fácil. Após o credenciamento foi realizada capacitação para os representantes dos restaurantes e em seguida feito o lançamento oficial com o início do atendimento ao público.

Apesar do grande número de pessoas alimentadas em 24 dias úteis pelo Prato Fácil, dados da Coordenação do programa apontam que no mesmo período um total de 12.075 não procuraram os estabelecimentos, que diariamente produzem comida para 83 marmitas para serem levadas para consumo em casa e 167 pratos para consumo no local. Esforços agora são feitos pela Seas para que mais famílias inseridas no (CadÚnico) sejam contempladas.

Cada restaurante oferece 167 pratos por dia para consumo no local e 83 marmitas para serem levadas para casa

Os cinco restaurantes atingiram o público alvo do programa de acordo com as seguintes vendas: Churrascaria e Restaurante do Gaúcho, na avenida José Vieira Caúla, 6116, bairro Cuniã, na Zona Leste, com 1.992 refeições para viagem e 2.706 para consumo no local; em seguida foi o Semprebom Restaurante e Café, na avenida na Campos Sales, 2645, Centro, com 1.908 para viagem e 2.128 para consumo no local; o Restaurante Norte Sul, na rua da Beira, esquina com a avenida Prefeito Chiquilito Erse, 6191, Sala 5, bairro Lagoa, com 1.885 refeições para viagem e 1.827 para consumo no local; o Restaurante Portal Eventos, na BR-364,km 5, sentido Cuiabá, com 1.961 para viagem e 1.392 para consumo no local; e o Restaurante Vista do Madeira, na Travessa Belizário Pena,  191, bairro Triângulo, com 1.593 refeições vendidas para viagem e 533 para consumo no local.

Ao criar o “Prato Fácil”, a Seas orientou para que sejam fornecidas refeições saudáveis e de baixo custo, observando os requisitos previstos na Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Rondônia, reforçando que se trata de uma ação continuada, que contribui para a diminuição da fome e de desnutrição familiar.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook