O Amazonas é o Brasil/2018

Infelizmente nas eleições do próximo ano as coisas não mudarão e todos ou quase todos os políticos envolvidos em maracutaias e roubalheiras serão tranquilamente reconduzidos aos seus cargos.

Professor Nazareno*
Publicada em 28 de agosto de 2017 às 10:22

Na política, o Brasil vive há tempos momentos angustiantes e vergonhosos. É roubalheira sem fim em quase todos os partidos políticos, autoridades presas por corrupção, malas de dinheiro sendo escondidas, propinas, ataques ao erário, desvios de verbas, acordos espúrios, delações premiadas, acusações de extorsão, escândalos gravados, golpe de Estado, obras superfaturadas e inacabadas, cuecas recheadas de grana, gravações ilícitas, roubo escancarado de dinheiro público, nomeações fantasmas, operações policiais, compra de votos, contratos fraudulentos envolvendo políticos e outras autoridades, “vergonha em cima de vergonha”. O povo, roubado e vilipendiado até a alma, promete dar o troco e se vingar dos políticos nas próximas eleições. Anular o voto ou simplesmente se abster de ir às urnas é o que mais se ouve entre os eleitores.

Só que não haverá vingança nenhuma. Infelizmente nas eleições do próximo ano as coisas não mudarão e todos ou quase todos os políticos envolvidos em maracutaias e roubalheiras serão tranquilamente reconduzidos aos seus cargos. Todas as 27 unidades da federação reelegerão os próximos deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e até o presidente da República, porém as mudanças, as renovações, se houver, serão mínimas, inexpressivas. E quem afirma isso ou pelo menos quem confirmou este absurdo foi o resultado das recentes eleições que aconteceram no Estado do Amazonas. Em votação para um mandato tampão de governador do Estado, já que o mandatário amazonense fora cassado por compra de votos, o eleitor foi às urnas e reelegeu de novo Amazonino Mendes, um velho cacique conhecido da política local.

Se o eleitor amazonense não fez no seu Estado a mudança que o país espera, como ter esperanças de que nas próximas eleições haverá qualquer novidade na política nacional? Nada mudou no Amazonas e nada mudará também no resto do Brasil. O eleitor do Amazonas tem o mesmo perfil do eleitor de qualquer outra parte deste país, infelizmente. Amazonino Mendes já foi governador daquele Estado e prefeito de Manaus pelo menos umas três ou quatro vezes. Da mesma forma que Eduardo Braga, seu oponente no segundo turno. Se depender da maioria desses cidadãos despolitizados, todas as figurinhas carimbadas da nossa política vão continuar dando as cartas por um bom tempo. O eleitor não tem competência nem quer mudar no voto a caótica situação do país. E Rondônia continuará com Raupp, Cassol, Expedito, Capixaba, Mosquini...

O brasileiro comum não entende de política e dela quase não participa. Aqui, o candidato quanto mais ladrão e cafajeste, mas voto tem e mais cargo ocupa sempre com o apoio do eleitor idiota. Se Michel Temer fosse candidato a presidente, por exemplo, teria chances de ganhar o pleito. Tudo ia depender somente do apoio que recebesse, dos marqueteiros e dos financiadores da campanha. Convencer o otário eleitor de que Temer ou qualquer outro candidato é bom, é uma coisa fácil e simples. Não é à toa que Lula e Bolsonaro aparecem nas pesquisas à frente de muitos candidatos. Basta fazer uma lista, Estado por Estado, dos políticos citados em contravenções e coisas erradas para ver se a maioria não será reeleita nas próximas eleições. “Não existe sociedade honesta com governo corrupto ou vice-versa”, sentenciou o professor e historiador Leandro Karnal. Sinais sombrios: o Amazonas disse ontem ao Brasil que tão cedo não haverá mudanças.

*É Professor em Porto Velho.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    JANIO 28/08/2017

    Lula ??? Vc ta falando do maior LADRAO da historia mundial ???ce ta de brincadera ne !!!? Essa ratazana so nao se elegerá pois sera preso..condenado a mais de 9 anos de prisao ,e réu em mais 9 processo,de acordo com suas palavras somente idiotas pra nao enchergar isso...ou se tiver alguma teta finge q nao encherga .

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook