O DIA NA HISTÓRIA

1915 – O prefeito Fernando Guapindaia de Souza Brejense inaugura o cemitério municipal (depois Cemitério dos Inocentes) de Porto Velho e inicia  obra de construção de uma capela no mesmo local capela do cemitério dos Inocentes

Lúcio Albuquerque
Publicada em 28 de julho de 2020 às 08:58
O DIA NA HISTÓRIA

28 DE JULHO. BOM DIA!

RONDÔNIA: Em 1915 – O prefeito Fernando Guapindaia de Souza Brejense inaugura o cemitério municipal (depois Cemitério dos Inocentes) de Porto Velho e inicia  obra de construção de uma capela no mesmo local capela do cemitério dos Inocentes.

COMEMORA-SE: Dia do agricultor. Dia Mundial de Combate à Hepatite. Católicos lembram Santo Inocêncio, Santo Urbano II, São Vitor, São Celso, São Nazário.

FATOS: 1741 — Morre Antonio Vivaldi, compositor italiano, Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. 1750 — Morre Johann Sebastian Bach, compositor alemão, autor, dentre outras peças de “Jesus Alegria e desejos dos humanos”. 1823 – Adesão do Maranhão à independência do Brasil. 1914- A Áustria- Hungria declara Guerra à Sérvia, dando início a primeira guerra mundial 1919 – Epitácio Pessoa assume a presidência da República. Ele foi escolhido pela Comissão Brasileira em Versalhes e permaneceu durante a campanha na Europa. 1924 — Término da Revolta Paulista de 1924, iniciada a 5 de julho. 1929 — Nasce Jacqueline Kennedy, depois Onassis, esposa do presidente americano JFK. 1938 — Morre Virgulino Ferreira da Silva, o cangaceiro “Lampião”. 1996 — Descobertos os restos de um homem pré-histórico perto de Kennewick, Washington. Tais vestígios serão conhecidos como o Homem de Kennewick. 2016- É descoberta na Bolívia a maior pegada de dinossauro carnívoro.

FOTO DO DIA: Herói para alguns, bandido para outros, protetor dos coronéis que assolam o sertão brasileiro, nomeado capitão para combater a coluna Prestes, acusado de covardia – por não ter entrado, apesar de ameaçar, a cidade de Mossoró (RN) Antonio Virgulino, o cangaceiro Lampião morreu num cerco de uma “volante” quando acordou há 82 anos na região de Angicos. Mito, sádico, hobin-hood do sertão, mais de 80 anos de sua morte a figura de Lampião ainda suscita discussões. Um seminário, que pretendia tirar as dúvidas sobre a figura de Lampião e seria realizado hoje e amanhã em Piranhas, Alagoas, também foi cancelado devido à pandemia.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook