O DIA NA HISTÓRIA 01 DE AGOSTO!

 1910 – Por determinação do sanitarista Oswaldo Cruz, a construtora da Madeira-Mamoré inicia a campanha  de quininização compulsória dos trabalhadores nos acampamentos, para prevenir ocorrências de malária

Lúcio Albuquerque
Publicada em 01 de agosto de 2022 às 11:46
O DIA NA HISTÓRIA 01 DE AGOSTO!

HOJE É:  1843 – Dia do Selo Postal Brasileiro - publicação do primeiro selo no Brasil, o “Olho de Boi”. Dia do Poeta de Literatura de Cordel. Dia Mundial do Aleitamento Materno. Dia Nacional do Maracatu .Católicos celebram Santo Afonso de Ligório, Sete Irmãos Macabeus, São Pedro Fabro.

RONDÔNIA: 1910 – Por determinação do sanitarista Oswaldo Cruz, a construtora da Madeira-Mamoré inicia a campanha  de quininização compulsória dos trabalhadores nos acampamentos, para prevenir ocorrências de malária. 1902 - Criação do Parque Nacional da Serra da Cutia em Rondônia. 1912 – A ferrovia Madeira-Mamoré é inaugurada.

BRASIL: 1843 – O Brasil passa a ser o segundo país a lançar o selo em correspondências, as series Olhos De Boi (1843), Inclinados (1844), Olhos De Cabra (1850) e os Olhos De Gato (1854). 1993 – O Cruzeiro Real é a nova moeda brasileira, substituindo o Cruzeiro; as velhas notas são carimbadas com o novo nome.

MUNDO: 1907 – Na Inglaterra, coordenado pelo inventor do escotismo, Baden-Powell, e com 20 participanges, acontece o primeiro acampamento escoteiro da história. 1971 — O Concerto para Bangladesh, organizado pelo ex-Beatle George Harrison, é realizado no Madison Square Garden, em Nova York.

FOTO DO DIA: O pioneiro de Vila Rondônia (Ji-Paraná) Roberto Jotão Geraldo, na década de 1960 praticamente “fundou” o 2º distrito da Vila, instalando um posto de combustível, um hotel, e ficou. Em 1982 foi o 1º prefeito eleito de Ji-Paraná. O falecido jornalista (jornal Alto Madeira), Vinícius Danin contava: “Eu não o conhecia e muita gente só falava mal, que ele era grandão e desordeiro” (na época não havia telefone na Vila, e um carro levava até uma semana até Porto Velho). “Eu batia forte – dizia Danin – e uma tarde   estava sozinho na redação, quando apareceu um cara muito forte e alto, dizendo: “Boa tarde, eu sou o Jotão. O que o senhor tem contra mim?”. Danin: “Tremi nas bases, mas ao fim ficamos amigos” (o jornalista João Tavares, já falecido, contava:  “O Danin tremeu quase uma semana”). Agora, aos 82 anos, conforme o jornalista Roberto Gutierrez, “ele está construindo um barco para pescar no Rio Machado”.  (F. Jotão com o ex-governador José Bianco)

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook