O DIA NA HISTÓRIA 02 DE MAIO!

1929 – O tenente Aluízio Pinheiro Ferreira é nomeado pelo Governo Federal para comandar o Contingente Regional anexo à Comissão de Linhas Telegráficas com sede em Santo Antônio (então Estado de Mato Grosso)

Lúcio Albuquerque
Publicada em 02 de maio de 2022 às 13:52
O DIA NA HISTÓRIA 02 DE MAIO!

COMEMORA-SE: Dia Nacional do Ex-Combatente (BR). Dia Nacional da Ética. Dia Mundial do Atum (data ONU).Católicos lembram Santo Atanásio, São Pio V, São Quirino, Beato Pedro Levita.

RONDÔNIA: 1929 – O tenente Aluízio Pinheiro Ferreira é nomeado pelo Governo Federal para comandar o Contingente Regional anexo à Comissão de Linhas Telegráficas com sede em Santo Antônio (então Estado de Mato Grosso).

BRASIL: 1500 —Pedro Álvares Cabral parte da baía de Cabrália seguindo sua viagem para as Índias. 1932 - Criação da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. 2009  - Morre Augusto Boal, dramaturgo brasileiro, criador do Teatro do Oprimido.

MUNDO: 1611 — Em Londres, o Rei Jaime autoriza publicar a versão anglicana da Bíblia. 1933 - A aparição do monstro do lago Ness ganha os jornais pela 1ª vez. 1945 - A União Soviética anuncia a captura de Berlim. 1968 — França: início das manifestações estudantis de Maio de 1968 (o ano que “não terminou”). 1982 — Guerra das Malvinas: o submarino inglês afunda o cruzador “General Belgrano” (ARG), 323 argentinos mortos.

arigós passando no busto de getúlio

FOTO DO DIA: 1942 – O Brasil estava em guerra com a Alemanha e associados, e milhares de nordestinos – e poucos de outras regiões, atraídos por participar, na Amazônia, do esforço de guerra, produzindo borracha necessária para as tropas Aliadas, aceitaram deixar seus sertões e vir para a Amazônia, muitos para a região do Rio Madeira. As promessas eram muitas, inclusive folclóricas, como a de que aqui “dinheiro dava em árvore”, talvez uma forma poética de explicar que do trabalho na seringa poderiam ter dinheiro. Foi o segundo ciclo da borracha na região e muitos milhares nunca mais voltaram para suas terras, e a todos o Brasil ainda deve muito. Na foto, grupo de “arigós” passa em frente ao busto de Getúlio Vargas na entrada de Porto Velho, na estação da Madeira-Mamoré.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook