O DIA NA HISTÓRIA - 07 DE MAIO!

2006 – O escritor Luiz Carlos Cavalcanti lança em Porto Velho o projeto “Leitura no Ônibus”, com tiragem de 10 mil exemplares, quinzenal, e distribuição gratuita em locais diversos da cidade – projeto durou cinco anos

Lúcio Albuquerque
Publicada em 07 de maio de 2021 às 09:11
O DIA NA HISTÓRIA  - 07 DE MAIO!

RONDÔNIA: 2006 – O escritor Luiz Carlos Cavalcanti lança em Porto Velho o projeto “Leitura no Ônibus”, com tiragem de 10 mil exemplares, quinzenal, e distribuição gratuita em locais diversos da cidade – projeto durou cinco anos.

COMEMORA-SE: Dia do Oftalmologista, Dia Internacional da Luta contra a Endometriose , Dia Nacional de Prevenção da Alergia, Dia Mundial da Espondilite Anquilosante e Dia do Silêncio (conscientização sobre poluição urbana) que visa conscientizar sobre a poluição urbana. Católicos lembram Santa Flávia Domitila e Santa Rosa Venerini.

FATOS:  1274 — Realizado na França, o II Concílio de Lyon que regulou  e eleição do Papa. 1824 — Estreia mundial da 9ª Sinfonia de Beethoven (Viena/Áustria). 1840 — Nasce o compositor Piotr Ilitch Tchaikovsky, autor de “Lago dos Cisnes” e “Quebra Nozes”. 1880 — Morre Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. 1927 — Fundação da Varig, primeira empresa aérea brasileira. 1945 — O general Alfred Jodl assina a rendição alemã e acaba a II Guerra Mundial na Europa. O documento só v leria no dia seguinte. 1999 — Papa João Paulo II vai à Romênia, o primeiro papa a visitar um país ortodoxo desde o Grande Cisma de 1054. 2007 — Instauração do Parlamento do Mercosul. 

FOTO DO DIA: Plantada, segundo moradores do Bairro Arigolândia, em Porto Velho, pelo comandante da Guarda Territorial Sebastião Araújo, em 1945, a castanheira localizada ao lado do estádio “Aluízio Ferreira”, é tombada como “Bem Histórico” pelo Decreto nº 3179, de 10/02/1987 do Estado e como  pelo patrimônio municipal conforme lei de autoria do vereador Assis dos Anjos (1991/95). Segundo o historiador Abnael Machado de Lima houve até ameaça de derrubar a imensa “Bertholletia excelsa”, mas a árvore permaneceu no local, oferecendo imensa sombra a quem passa pela Rua Ruy Barbosa. Em 1981 um grupo de moradores das proximidades fundou a “Escola de Samba Castanheira”, que disputou o carnaval daquele ano.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook