O DIA NA HISTÓRIA 16 DE JULHO!

1983 – Com 246 artigos a Assembleia Estadual Constituinte, aprova a I Constituição do Estado de Rondônia, em sessão histórica presidida pelo deputado José de Abreu Bianco

Lúcio Albuquerque
Publicada em 16 de julho de 2022 às 19:15
O DIA NA HISTÓRIA 16 DE JULHO!

HOJE É: Dia do Comerciante, Dia Mundial da Cobra (ou Serpente), Dia do Porquinho da Índia, Dia do Espinafre. Católicos lembram Nossa Senhora do Carmo, Santa Maria Madalena Postel.

RONDÔNIA: 1983 – Com 246 artigos a Assembleia Estadual Constituinte, aprova a I Constituição do Estado de Rondônia, em sessão histórica presidida pelo deputado José de Abreu Bianco.

BRASIL: 1930- O Papa Pio XI proclama Nossa Senhora de Aparecida como padroeira do Brasil. 1934 — Promulgada a nova  Constituição e eleito Getúlio Vargas presidente da República. 1944 — Chega à Itália o 1º contingente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que vai se juntar aos exércitos dos Aliados da Segunda Guerra Mundial.  1950 – Quase 200 mil torcedores veem o Brasil perder (1x2) parra o Uruguai, no Maracanã, na final da Copa do Mundo.

MUNDO: 622 — Começo do Calendário islâmico, com a fuga do profeta Maomé para Medina (Arábia Saudita). 1482 -  Impresso o 1º Atlas Mundial, desenhado no ano 150.   1926 — A revista National Geographic publica as primeiras fotos coloridas do fundo do mar. 1969 — Lançamento da missão espacial Apollo 11, a 1ª missão tripulada a chegar à Lua.

FOTO DO DIA: Professor de Matemática, jornalista, vereador duas vezes em Porto Velho, membro fundador da Academia de Letras de Rondônia, autor de vários livros, coube ao deputado Amizael Gomes da Silva ser o relator final, em 1983, da primeira (e também da 2ª em 1989) Constituição do Estado, documento que trouxe avanços significativos, principalmente abrindo espaço para que, na Constituinte Federal de 1988, o Ministério Público ganhasse mais destaque. “Amizael Silva, além de político, foi um dos importantes historiadores regionais, autor de vários trabalhos sobre a formação histórica de Rondônia, dentre os quais destacam-se as os livros No Rastro dos Pioneiros, Amazônia Porto Velho, O Forte Príncipe da Beira, Amazônia Sarará, Conhecer Rondônia e Da Chibata ao Inferno” () – onde narra a vinda para Porto Velho, em 1911, de marinheiros deportados depois da Revolta da Chibata).                  () http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/maranhao/amizael_gomes_da_silva.html

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook