O DIA NA HISTÓRIA - 23 DE NOVEMBRO!

1977 – Instalado o município de Vilhena, a “Cidade Clima da Amazônia”, o quinto do Território de Rondônia

Lúcio Albuquerque
Publicada em 23 de novembro de 2021 às 10:31
O DIA NA HISTÓRIA - 23 DE NOVEMBRO!

COMEMORA-SE: Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Dia do Engenheiro Eletricista. Dia Mundial de Ação de Graças. 
Católicos lembram Santa Felicidade, São Clemente I e São Columbano.

RONDÔNIA: 1977 – Instalado o município de Vilhena, a “Cidade Clima da Amazônia”, o quinto do Território de Rondônia. Em 1977 – Em Vilhena, instalada a TV-Vilhena, afiliada à Rede Amazônica de Televisão, tendo como diretor João Castilho.

BRASIL: 1891 —O almirante Custódio de Melo ameaça bombardear a cidade do Rio de Janeiro, forçando a renúncia do presidente Deodoro da Fonseca. 1913 — Fundação da Universidade Federal de Itajubá, 1ª universidade tecnológica do Brasil, e a 10ª escola de engenharia do país. 1919 – Nascer Claudio Santoro, fundador da Orquestra do Teatro Nacional de Brasília (Orquestra Sinfônica). 1933 - Nasce João Clemente Jorge Trinta (Joãozinho Trinta), que modernizou as escolas de samba cariocas. 1935 - Começa a Intentona Comunista, tentativa fracassada de tirar o presidente Getúlio Vargas do poder. 1982 – Morre Adoniran Barbosa compositor, autor de clássicos como “Tiro ao Álvaro”, “Trem das Onze” e outras.

MUNDO: 1903 — Olinto De Pretto apresenta o ensaio "Hipótese do éter na vida do universo", que teria sido usado por Albert Einstein para a Teoria da Relatividade. 

FOTO DO DIA: Há 44 anos: Rondônia ganha seu quinto município, agora Vilhena, homenagem feita por Rondon, ao ex-chefe dos correios e  telégrafos Álvaro Coutinho de Melo Vilhena, em 1908, ao instalar o posto telegráfico. O novo município tinha naquela data em torno de 20 mil habitantes, e é a “porta de entrada” via rodoviária para quem chega a Rondônia. O primeiro prefeito foi o cidadão Renato Coutinho e a cidade era parada obrigatória para os migrantes que chegavam pela rodovia BR-364 buscando terras no então Território, muitos desviando-se para a região da serra de Colorado, outros se instalando em Vilhena, mas muitos seguindo rumo ao norte d Território.  A formação territorial de Vilhena foi feita com a junção de partes das terras de Porto Velho (porção maior) e de Guajará-Mirim, contando inicialmente com um distrito, de Colorado do Oeste, depois também emancipado. (F. Vilhena/2020)

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook