O DIA NA HISTÓRIA 26 DE SETEMBRO!

Em 1962 –Ao final do comício do candidato “pele-curta” Renato Clímaco Borralho de Medeiros, no Bairro Olaria, uma caçamba da prefeitura invadiu a multidão causando ferimentos graves em muitos participantes e uma morte

Lúcio Albuquerque
Publicada em 26 de setembro de 2022 às 14:22
O DIA NA HISTÓRIA 26 DE SETEMBRO!

HOJE É: Dia Nacional dos Primos. Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares (ONU). Dia Internacional do Relações Públicas. Dia Nacional do Surdo. Católicos celebram os santos (irmãos) Cosme e Damião,São Senador, São Nilo Ábade.

RONDÔNIA : 26 – 1953 – O técnico João Gonçalves convoca as “Filhas de Eva”, (Aura e Dea Bringel (irmãs), Vitória Sadek, Terezinha Trindade, Raquel Bartolo, Terezinha Oliveira, Edileuza Leite e Aglaé Ferreira), o time de voleibol do Bancrevea Clube, para treino no colégio Barão do Solimões. (Jornal Alto Madeira, 26.9.1953). Em 1962 –Ao final do comício do candidato “pele-curta” Renato Clímaco Borralho de Medeiros, no Bairro Olaria, uma caçamba da prefeitura invadiu a multidão causando ferimentos graves em muitos participantes e uma morte. Renato foi eleito, mas cassado na primeira lista do ato Institucional 1. 

BRASIL: 2000 — Morre Baden Powell, mestre dentre violonistas brasileiros (n. 1937).

MUNDO: 1984 — O Reino Unido e a China concordam com a transferência da soberania de Hong Kong, a ser realizada em 1997. Em 1993 — Alain Prost torna-se tetracampeão mundial de Fórmula 1. 

FOTO DO DIA: Há uns dois ou três anos estive na casa de uma personagem da nossa História e que, apesar das muitas homenagens recebidas de “n” entidades, ainda consegue se emocionar. Na conversa ela contou que ia andando numa calçada quando um carro parou e dele desceu uma jovem que, sorrindo,  veio-lhe agradecer e contar que fora aprovada no concurso para juíza de Direito. E a professora, que queria ser advogada mas optou por atender um pedido da mãe para ir lecionar e assim ajudar nas despesas de casa, se emocionou, “como sempre acontece quando encontro um ex-aluno”. Sobre aqueles tempos e agora, ela não tem dúvidas e diz que os estudantes aprendiam mais. Em reportagem no G1-RO, ela acrescentou: “Hoje, muitos alunos de Ensino Médio nem sabem fazer contas”. Ah! Sim! É a Professora Úrsula Malloney, Mestra com M Maiúsculo.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook