O DIA NA HISTÓRIA 28 DE OUTUBRO!

Sai de São Paulo, para Porto Velho, a Caravana Ford, grupo de veículos “Ford” comprados pelo governador Paulo Leal para o Território, chegando a Porto Velho 60 dias depois

Lúcio Albuquerque
Publicada em 28 de outubro de 2022 às 16:03
O DIA NA HISTÓRIA 28 DE OUTUBRO!

HOJE É: Dia do Funcionário Público (Dec. 1.713/1939). Dia Mundial do Judô. Dia da Engenharia da Aeronáutica. Dia Internacional da Animação.  Católicos reverenciam São Judas Tadeu, São Simão, Senhor dos Milagres, reverenciado em Lima. 

RONDÔNIA: 28 – 1956 - O general Jayme Araújo dos Santos assume o governo do Território, o 10º no cargo desde a criação do Território e o primeiro já com o nome Rondônia.  28 – 1960 - Sai de São Paulo, para Porto Velho, a Caravana Ford, grupo de veículos “Ford” comprados pelo governador Paulo Leal para o Território, chegando a Porto Velho 60 dias depois. De Cuiabá a Porto Velho o acesso foi pela rodovia BR-29, ainda nem inaugurada.

BRASIL: 1933 – Nasce Manoel “Garrincha” dos Santos, bi mundial em  1958 e 1962 (m. 1983). Em 1978 – O presidente Ernesto Geisel inaugura a Rodovia dos Bandeirantes. 1982 – A Fundação Oswaldo Cruz anuncia a produção da vacina contra o sarampo no Brasil. 

MUNDO: 30 d.C – São Pedro se torna o primeiro papa da Igreja Católica Apostólica Romana (M. 67 d.C). 1860 – Nasce Jigoro Kano, atleta japonês, criador do “Caminho Suave”, que o mundo conhece porjudô (m. 1938). Em 1958 — É eleito o 261º Papa, João XXIII. 

FOTO DO DIA: Com a BR (ainda 29) ainda em obras, o governador Paulo Nunes Leal mandou 30 funcionários do Território fossem a São Paulo, trazer uma comitiva de veículos da “Ford”, adquiridos pelo governo de Rondônia, e no dia 28 de outubro, logo após uma missa  no pátio da Ford, o grupo, do qual faziam parte os motoristas Gervásio Feitosa e José Araújo o Bacu (na foto, à direita, o historiador Anísio Goraieb), “ganhou a estrada”, com uma comitiva de jornalistas – em Cuiabá retornaram. Para chegar, 60 dias depois em Porto Velho, a viagem exigiu coragem, especialmente a partir de Pimenta Bueno, onde o chefe Antônio Brasileiro passou o comando ao mecânico Eduardo Lima e Silva, o “seu” Dudu. De Pimenta a Ariquemes foi o trecho mais sofrido da viagem, com muita chuva, atoleiros etc, conforme narrou o jornalista Euro Tourinho, no Jornal Alto Madeira depois acompanha-los de Jaru a  Ariquemes.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook