O grande vencedor e o grande perdedor

Independentemente do resultado final em São Paulo, Guilherme Boulos saiu desta eleição como uma nova – poderosa e fulgurante – figura no cenário político nacional

Por Eric Nepomuceno
Publicada em 30 de novembro de 2020 às 10:22
O grande vencedor e o grande perdedor

Não foi preciso esperar que as urnas fossem fechadas e os votos começassem a ser contados para ter a certeza de que nas eleições municipais deste tresloucado 2020 houve um grande vencedor e um grande perdedor.

Independentemente do resultado final em São Paulo, Guilherme Boulos saiu desta eleição como uma nova – poderosa e fulgurante – figura no cenário político nacional. 

Se pode haver um certo exagero em classificá-lo como “novo líder da esquerda”, sem sombra de dúvida Boulos tornou-se, em todo o país, uma nova referência. Sua figura deixou de estar restrita ao âmbito de São Paulo, principalmente entre os jovens, para se espalhar país afora. 

A exemplo de Lula, figura muito maior que o PT (o que não é pouco: afinal, se trata do maior partido da América Latina...), Boulos passou a superar, e com amplíssima vantagem, o alcance do PSOL.

Ao mesmo tempo, o grande perdedor, em todos os sentidos, foi Jair Messias. Se uma vasta série de fatores já vinha corroendo sua popularidade em várias capitais estaduais, com destaque para Salvador e São Paulo, de todos os candidatos a prefeito apoiados por eles dois, e apenas dois, passaram ao segundo turno, e com fortes possibilidades de derrota.

Os golpes mais fulminantes contra Jair Messias foram disparados justo nas duas maiores capitais do país. 

Em São Paulo, o bizarro Celso Russomano por pouco não despenca para um quinto e humilhante lugar no primeiro turno. 

E no Rio, o patético Marcelo Crivella, esse mercador da fé alheia autonomeado bispo de uma seita fundamentada no cofre, caminhava para ser literalmente esmagado, levando com seus restos o certificado de pior prefeito da história da cidade.

Afirmar que a tendência indicada pelas urnas mostra que ao longo do mapa venceram os partidos de direita e centro-direita, essencialmente conservadores nos moldes tradicionais, é correto, mas parcial. 

Afinal, quando se observa que a maioria das cidades onde se concentra o maior eleitorado – com exceções pontuais, como Belo Horizonte e Salvador – são justamente as que tiveram segundo turno, o quadro muda. 

E é nesse quadro que se destaca tanto o desempenho, sob muitos aspectos surpreendente, de Guilherme Boulos, como o de Jair Messias, perfeitamente previsível. 

Daqui para a frente, ou seja, com os olhos postos no caminho que nos separa de 2022, a esquerda e as forças progressistas terão, inevitavelmente, de levar em conta, e a fundo, o panorama que surgiu das urnas.

Já a extrema-direita encabeçada por Jair Messias mostra uma tendência, ou ao menos uma inclinação, de se reduzir cada vez mais, e por isso mesmo acentuar de maneira extrema seu radicalismo.

Sabe-se que um psicopata, quando contrariado, pode superar sua própria capacidade de destruir limites. 

Pois ao longo da vida, e não apenas durante sua presidência, Jair Messias só fez deixar claro que ignora todo e qualquer vestígio de limite.

Tudo indica que continuará a mentir e a negar o óbvio, a insuflar a estupidez alheia de seus fanáticos arrebanhados por aí com sua própria e incomensurável estupidez.  

Cabe, pois, não apenas às forças progressistas, mas também às conservadoras (reitero sempre: não confundir conservador com reacionário...), avançar já não na defesa, mas na recuperação da democracia. 

Ela continuará sendo ameaçada, cada vez mais, por Jair Messias e seus esbirros, tanto os de terno e gravata como os fardados ou empijamados. 

Mas agora surge uma luz no fundo do túnel, e desta vez não se trata de uma locomotiva vindo na contramão da vida.

Comentários

  • 1
    image
    Antonio Carlos Cruz Veiga 30/11/2020

    Por muito pouco,o Boulos teria que trabalhar pela primeira vez, ainda bem que perdeu, senão, iria contra os seus princípios.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook