OAB Rondônia lança Escola de Ética durante congresso e reúne autoridades para debates sobre a advocacia contemporânea
Primeiro Congresso de Ética da Seccional marca novo ciclo na advocacia rondoniense
A advocacia rondoniense viveu um momento único nesta terça-feira (6/5) com a realização do primeiro dia do Congresso de Ética na Advocacia, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO). O evento, que aconteceu no auditório da sede da Ordem, teve como grande destaque o lançamento oficial da Escola de Ética da OAB Rondônia.
O congresso teve início com o credenciamento dos participantes e a formação da Mesa de Abertura, que contou com a presença de autoridades dos três poderes, entre elas, a vice-presidente Vanessa Esber, o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Desembargador Raduan Miguel, e diversos membros da diretoria da Seccional e do Tribunal de Ética e Disciplina (TED).
Escola de Ética da OAB Rondônia
O ponto alto da manhã foi o lançamento oficial da Escola de Ética, conduzido por Vinícius Assis, diretor da ESA Rondônia, com pronunciamentos de Vanessa Esber, vice-presidente da Ordem que representou o presidente Márcio Nogueira, e Alessandra Rocha, presidente do TED. A Escola nasce como um espaço permanente de formação, reflexão e aperfeiçoamento ético, com o objetivo de preparar advogados e advogadas para os desafios contemporâneos da profissão.
![]()
“Foi um desafio programar esse evento, mas com a ajuda de todos ele está acontecendo. Esse congresso é um marco na advocacia, e o lançamento da escola também, pois será orientação e cuidado com a classe advocatícia e também com os jovens estudantes”, afirmou Alessandra Rocha, presidente do TED.
“O lançamento da Escola de Ética é um divisor de águas para nossa instituição. Rondônia hoje serve de referência ao Brasil na defesa de uma advocacia ética, moderna e comprometida com a sociedade”, afirmou Vanessa Esber, vice-presidente da OAB Rondônia.
Palestras e mesas
Na sequência, os participantes assistiram à palestra de abertura com o Desembargador Alexandre Miguel, diretor da Emeron, que abordou o tema “A Ética como Fundamento da Justiça”, trazendo reflexões profundas sobre a relação entre ética, poder e legitimidade no Judiciário e na advocacia.
Durante a tarde, o congresso promoveu mesas temáticas com especialistas de diversas áreas. O debate sobre o funcionamento dos Tribunais de Ética e Disciplina abriu os trabalhos, seguido de painéis sobre o Acordo de Não Persecução Disciplinar (ANPD), o papel da sustentação oral no convencimento dos julgadores, e discussões sobre litigância abusiva reversa e inteligência artificial aplicada à advocacia ética.
Um dos momentos mais impactantes foi a palestra do professor e doutor Álvaro de Azevedo Gonzaga, da PUC-SP, que discutiu “A Década Antidiscriminatória da OAB”, destacando o papel da entidade na promoção da justiça social e da igualdade.
Encerrando o dia, a mesa sobre marketing jurídico e os novos marcos éticos na divulgação de resultados provocou reflexões importantes sobre os limites da publicidade no exercício da advocacia.
Acordo que reconheceu vínculo de emprego em outro processo afasta execução trabalhista contra engenheiro
Ele foi reconhecido como sócio de empresa, mas acordo anterior tinha afastado essa condição
Bancário obtém reconhecimento de dispensa discriminatória por idade
Para a 2ª Turma, PDV do Banestes tinha critério etário disfarçado de adesão voluntária
Mantida dispensa de analista que acessou remotamente sistema de banco para burlar ponto
Horários de catraca e ponto eletrônico divergiam, e ele foi dispensado por justa causa





Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook