Onde Lula e o PT erraram?

Se ele recebeu muitos bens, valores, doações e favores de forma ilícita e indevida tanto para ele como para o seu partido, não há a menor dúvida de que ele está no lugar certo: a cadeia.

Professor Nazareno*
Publicada em 17 de abril de 2018 às 09:03
Onde Lula e o PT erraram?

O ex-presidente Lula está preso já há mais de uma semana nas dependências da Polícia Federal em Curitiba. Pela segunda vez na vida, ele amarga a prisão. Durante a Ditadura Militar em 1980 foi em cana por 31 dias por ter liderado uma greve dos metalúrgicos em São Paulo. Hoje está atrás das grades por ser acusado, sem provas, de corrupção. Segundo a Justiça, ele teria recebido da empreiteira OAS um apartamento tríplex em Guarujá, litoral do Estado em troca de favores e benefícios à empresa. Há, no entanto, muitas outras acusações contra o ex-metalúrgico. A mentalidade que o prendeu agora pode ser a mesma de 38 anos atrás. Nos mais de 518 anos de História do Brasil, a esquerda só governou por 13 anos enquanto a direita governou o resto do tempo. Ainda assim os esquerdistas governaram em conluio com a elite que tanto abominavam.

Lula preso não é bom para a imagem do Brasil nem dos brasileiros. Ele foi presidente do país por dois mandatos e neste período o mundo inteiro o aplaudiu. Mas onde foi que Lula e o seu corrupto partido, o PT, erraram? Se ele recebeu muitos bens, valores, doações e favores de forma ilícita e indevida tanto para ele como para o seu partido, não há a menor dúvida de que ele está no lugar certo: a cadeia. Porém é preciso prender todos os outros políticos que também erraram. E são muitos. De qualquer partido ou coligação. O erro de Lula e do seu Partido dos Trabalhadores foi ter se juntado de forma perigosa à elite do país. Por ter se encantado demais com o dinheiro fácil, foi traído duas vezes: no golpe parlamentar de 2016 dado por Michel Temer e sua turma e um pouco antes quando ao ex-mandatário aceitou propina de empresários.

Mesmo preso, Lula lidera com folga a corrida presidencial. Tem “somente” 31 por cento das intenções de votos segundo a última pesquisa divulgada. Isso é bem mais do que o dobro da soma do segundo e do terceiro colocados. Se as eleições fossem hoje, é bem provável que o ex-metalúrgico saísse vitorioso ainda no primeiro turno. E por quê? Para desespero dos reacionários e direitistas as respostas podem estar nos governos petistas. Mesmo hoje estando condenado, processado, preso e respondendo à acusação de corrupto, Lula governou muito próximo do povão. Muitos de seus programas sociais encantaram o Brasil e o mundo. Fome Zero. Universidade para todos. Minha casa, minha vida. Mais médicos. Transposição do rio São Francisco dentre muitos outros programas sociais voltados para o atendimento das populações mais carentes do país.

Muitos pobres do país jamais se esquecerão dos benefícios que receberam dos governos petistas. Por isso, toda essa adoração a Lula, Dilma e demais “companheiros”.  Muitos desses desvalidos hoje colocam Lula também na vala comum destinada a todos os políticos do Brasil. “Todos são ladrões e corruptos, mas pelo menos Lula foi o único dentre eles que olhou para nós”, é o que se ouve de muitas pessoas. Mas a direita não permitirá jamais a volta do “sapo barbudo”. Se ele conseguir se candidatar e ganhar a Presidência da República como está previsto, aí sim, teremos outro golpe. Nem Lula, nem o PT, nem nenhum outro partido ou líder identificado com o pensamento progressista governarão mais este país, ainda que seja pela via democrática. A elite e os poderes constituídos não deixarão. Farão como fizeram em 1964. Só que terão que pensar na maioria pobre do país ou então só chegarão ao poder pela força das baionetas.

*É Professor em Porto Velho.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Bento Arruda 17/04/2018

    PROFESSOR NAZARENTO, NEM LULA NEM O PT ERRARAM, ESTÃO TODOS MILIONARIOS, NA VERDADE SÓ ACERTARAM.

  • 2
    image
    Neves 17/04/2018

    Como se o processo civilizatório brasileiro dependesse de esquerda e direita. Isso é uma mentira sem tamanho, a própria existência de Rondônia e seus programas de assentamento de pobres de todas as regiões do país nos anos 70 e 80 desmente esse tipo de argumento de que só se governou para os pobres no governo do PT. Só tendo uma mente muito obtusa para ter esse tipo de pensamento.

  • 3
    image
    Bento Arruda 17/04/2018

    REALMENTE LULA NÃO QUEBROU A ELETROBRAS, NEM A PETROBRAS, NEM OS FUNDOS DE PENSÃO, NÃO EMPRESTOU NOSSO DINHEIRO DO BNDES PARA PAISES QUE NUNCA DEVOLVERÃO POIS NÃO TEM CAPACIDADE FINANCEIRA PARA TAL, VENEZUELA, BOLIVIA, EQUADOR, PEQUENOS DITADURAS DA AFRICA E CUBA ENTRE OUTROS. NÃO ESTÁ MILIONARIO, NÃO ANDA MAIS DE JATINHO BRASIL AFORA. NÃO ENGANOU NINGUEM COM AQUELA FRASE DE QUE ELES "A ELITE" NÃO ACEITA POBRES NO PODER, NÃO ERA SOCIO DESSA MESMA ELITE, NÃO FOI NO PERIODO DELE PRESIDENTE QUE OS BANQUEIROS TIVERAM A MAOIR LUCRATIVIDADE DO MUNDO. NÃO, NÃO, NÃO NÃO SEI NEM SE O NOME DE É LULA. PORQUE ELE CERTAMENTE VAI NEGAR.

  • 4
    image
    Renato Cardoso 17/04/2018

    Pelo que vejo nos comentários, há posicionamentos divergentes. O que, certamente, engrandece o debate. O que causa espécie é a solene crítica do Nordman. Exige que todos respeitem as leis, as instituições e as autoridades constituídas, sem nada questionar. Será que essa passividade torna uma sociedade forte, progressista e inovadora? Pelo sim pelo não, penso que o Nordman deveria respeitar, pelo menos, o bom uso da Língua Portuguesa. Seu comentário, embora curto, apresentou vexatórios escorregões, indicando instrução primária.

  • 5
    image
    Luiz 17/04/2018

    INTERESSANTE. Porque tanta gente a defender esse imbecil que afundou o país, e ainda tenta mentir a população com sua cara de pau? será que todo esse pessoal da PF, do MPF e outros que prestaram depoimento estão todos mentindo? pessoal, vamos deixar de idolatria, dar a Cesar o que é de Cesar, e fazer justiça para quem praticou algo de errado com a Nação Brasileira, não é atoa que o povo tá pagando pelas falcatruas cometidas por esses políticos corruptos. Deus diz: o Mundo inteiro jaz no maligno. Só Deus é verdadeiro.

  • 6
    image
    NORDMAN CASTRO GUIMARAES 17/04/2018

    Um povo que não respeita as Leis de seu pais. Não consegue viver em sociedade. Um Pais que não respeita as instituições, estar fadado ao fracasso. Como uma autoridade federal, expede uma ordem de prisão, sem um processo. Amigo, as provas pertence aos autos, dele, só tem conhecimento as partes, os juízes e os advogados interessados (os melhores do pais). Lamentos as consequências!

  • 7
    image
    Jacir 17/04/2018

    LULADRÃO, A MAIOR FARSA EM SEUS DOIS MANDATOS DE DESGOVERNO, OS PETRALHAS ACABARAM COM O BRASIL NO MAIOR ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DO MUNDO, CANALHAS, CADEIA NELES JÁ, E EM TODOS OS CORRUPTOS, INDEPENDENTE DE PARTIDO

  • 8
    image
    Ícaro Meirelles 17/04/2018

    Análise bastante superficial, mas adequada, Professor Nazareno. A essência da questão é que a elite brasileira (e sua legião de asseclas acéfalos e domesticados) jamais permitirá que se repita a era Lula/petista. Comentarista Vinícius! A dívida interna, efetivamente, saiu de controle. Porém, a famigerada dívida externa foi quitada. O povo mais humilde de nossa injusta Nação respirou. Teve vez e voz. Mas isso não interessa aos poderosos. Estes querem multidões na fila do desemprego (para poderem pagar salários de fome) e não mais permitirão que o Brasil olhe para os desvalidos, deixando de prover aos ricos e poderosos todas as benesses. Pobre, na ótica da elite brasileira, é um bicho que lambe botas dos patrões e se contenta com migalhas. O Vinícius deve pensar assim, também...

  • 9
    image
    CARLSON LIMA 17/04/2018

    Estranho, Lula há quase 30 anos passados, desde a eleição contra o Collor de Melo e os Marinhos da Globo de Televisão foi caçado e condenado por um Triplex que nem em seu nome está. Um Senador tucano tem um Aeroporto em uma fazenda multimilionária em uma de suas propriedades familiar e esta tudo bem, não se fala nisso é fato "Aeroporto de Claudio", o problema do Lula foi ter aberto as portas das Universidades para o filho do pobre estudar e o patrão escravista não consegue digerir esta amargar lição educacional, o moleque magro pobre e feio chegar na casa dele e dizer, "Mãe a partir de hoje a Senhora não é mais escrava domestica do seu fulano de tal", isso doí no olhar do RICO e feri sei ego, o quê mais me lasca a paciência é vê empregado aplaudindo patrão e pobre pensando que é da ELITE. FICA A REFLEXÃO!

  • 10
    image
    jose luis vargas 17/04/2018

    Lendo a sua matéria professor, me deparei com o tamanho da responsabilidade com as palavras aqui empregada. Vejo que o titulo da sua matéria é num tanto preconceito com quem vai ler. ONDE LULA E O PT ERRARAM? achei que vc faria uma análise sucinta dos fatos e no entanto, falou que Lula está condenado sem provas e ao fim concorda com esta barbaridade imposta ao Lula. sugiro que de uma olhada ao grande pensador AFRANIO SILVA JARDIM , professor associado de Direito Proc. Penal UERJ. onde o mesmo mostra o tamanho da barbaridade Jurídica imposta ao maior líder politico que o Brasil já teve.

  • 11
    image
    Vinícius 17/04/2018

    Em razão de outros terem roubado, seria ele merecedor de "inimputabilidade"?? Cometeu crimes, deve pagar. Ademais, a governança do PT era apenas um plano de se perpetuar no poder. A dívida interna foi multiplicada, e colhemos os espinhos desse modelo de governo hoje, e ainda por muitos anos estaremos fadados ao legado do "lulismo".

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook