Operação policial no Rio afeta aprovação do governo Lula
Operação no Rio, que deixou 121 mortos, travou avanço na popularidade de Lula e reacendeu debate sobre segurança pública no país
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (12) aponta uma desaceleração na melhora da avaliação do governo Lula, que é reprovado por 50% dos entrevistados e aprovado por 47%, oscilando um ponto para mais e um para menos, respectivamente. Nas últimas quatro pesquisas, o presidente vinha registrando melhora na avaliação. Segundo o levantamento, a freada está relacionada à operação policial realizada no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes. Isso porque o tema da segurança pública foi cooptado pela direita, que defendeu arduamente a ação policial, enquanto a esquerda e o próprio Lula reprovaram o modus operandi da polícia fluminense, opondo-se à opinião pública.
O problema é que a grande maioria da população nacional, 67%, aprovou a operação, inclusive 56% daqueles declarados lulistas. A fala do presidente de que os “traficantes são vítimas dos usuários” também repercutiu negativamente, uma vez que 81% discordam da declaração. A pesquisa mostra ainda um aumento na preocupação da população com a segurança pública, que saltou de 30% para 38%, enquanto a economia segue atrás como a segunda maior preocupação, com 15%.
Por conta da operação, o entorno de Lula já esperava uma estagnação na melhora da avaliação do governo. Mas a avaliação é de que isso pode ser revertido com entregas relacionadas ao projeto do Imposto de Renda, medidas sobre o auxílio-gás e, principalmente, os preços dos alimentos que, segundo a pesquisa, têm tido uma percepção de melhora pela população.
Rachel Vargas
Jornalista há 20 anos, atuou nas principais redações do país, como Correio Braziliense, Jornal de Brasília, TV Band, TV Justiça, Record TV e CNN. Há dois anos, começou a atuar em consultorias políticas e se especializou como consultora de relações institucionais e governamentais.
Derrite: lei endurece no papel, mas falha na prática
Derrite cedeu em trechos polêmicos, mas manteve o fio autoritário que ameaça a autonomia da Polícia Federal — e a fronteira entre justiça e conveniência
Deputada propõe projeto contra obesidade em Rondônia
Proposta cria a Política “Vida Saudável Rondônia” e estabelece diretrizes de prevenção em todas as faixas etárias
Alero aprova R$ 1,47 milhão para regularização fundiária
Projeto realoca recursos para reforçar a regularização fundiária no estado




Comentários
Boas palavras, dona Maria das Dores, falou pouco mais, falou bonito e desenhado, só idiotas para caírem nesse engodo dessa direita corrupta e bandida.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ... Só ignorantes para ligar a tragédia pela falta de gestão de um estado dominado, por bandidos de todas as laias, afinal de contas o PL está no executivo com a caneta, os 3 senadores são do PL e quase dez ou mais deputados federais são do PL e da direita e problema é do governo federal, TENHA SANTA PACIÊNCIA!!!! NEM MEU CACHORRO É TÃO BURRO A PONTO DE ACHAR ISSO, E COM CERTEZA TEM MAIS INTELIGÊNCIA QUE MUITOS DESSES PATRIOTÁRIOS ACÉFALOS. ... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook