Orgulho da escola Rio Branco

Os alunos da Escola Rio Branco de Porto Velho que participaram deste protesto mereciam ganhar um prêmio pela sua coragem e pela bravura

Professor Nazareno*
Publicada em 20 de agosto de 2019 às 11:42
Orgulho da escola Rio Branco

Alguns alunos da Escola Rio Branco de Porto Velho em Rondônia num gesto simples deram na semana passada um exemplo não só para a nação, mas para toda a Humanidade: diante da catástrofe ambiental que se abateu sobre a cidade e o Estado, saíram às ruas com máscaras nos rostos para denunciar ao planeta toda a sua insatisfação com a derrubada e a queima da “outrora” floresta amazônica.

Como muitos sabem, sou professor há mais de 20 anos na Escola Professor João Bento da Costa na zona sul da cidade, mas não tive a ousadia nem a coragem para, em total silêncio e respeitando todas as regras impostas, denunciar um crime tão bárbaro e violento que se pratica de forma vil contra as futuras gerações. Parabéns a todos que participaram deste ato cívico e também aos que tiveram a iniciativa de mostrar ao mundo a sua amargura.

Diante do silêncio criminoso das autoridades locais, do hoje maior incentivador da atual destruição da Amazônia, o “capitão motosserra” e também de todos os órgãos pagos com o dinheiro público para evitar a catástrofe, a brava comunidade daquela escola estadual tomou a dianteira e se insurgiu contra o absurdo reconhecido em todo o mundo civilizado. A cidade de Porto Velho está mergulhada em fumaça e fuligem há mais de três semanas sem que nenhuma autoridade ou mesmo a mídia tenha tomado qualquer providência. Aeroporto quase fechado por duas vezes, voos são desviados e os acanhados hospitais locais estão tomados por velhos, crianças e principalmente pessoas mais sensíveis à fumaça. O calor é infernal e a qualidade de vida, que sempre foi uma desgraça nesta capital, piora sensivelmente. O horror é visível e ninguém faz nada.

Quando iniciou esta catástrofe ambiental, o governador do Estado estava calado e dela vai sair mudo. Parece até que concorda com o caos a que submeteram os rondonienses, seus eleitores. Até agora, nenhuma palavra, nenhuma ação, nenhuma providência para conter a desgraça. O prefeito da cidade, que deve ter viajado para o Primeiro Mundo para se livrar do ar irrespirável, também nada disse sobre a hecatombe ambiental. A inútil Câmara de Vereadores, a tosca Assembleia Legislativa, o Poder Judiciário, os Ministérios Públicos. Ninguém deu um pio sobre o problema. A própria população de Rondônia, muito acomodada e indolente, apenas reclama e muitos chegam a admitir que “todo ano é assim mesmo. Não há muita coisa a se fazer”. Vi até uma “jornalista” publicar em sua rede social que na Europa eles também poluem. É mole?

Os alunos da Escola Rio Branco de Porto Velho que participaram deste protesto mereciam ganhar um prêmio pela sua coragem e pela bravura em mostrar para o mundo o que estão fazendo com a nossa floresta amazônica. Nenhuma autoridade daqui certamente vai valorizar o que eles fizeram. Mas se essas ações isoladas crescerem, num futuro próximo, os incendiários de plantão e também o agronegócio vão pensar duas vezes antes de acender o primeiro fósforo. Muitos desses “meninos de ouro” não estavam preocupados apenas com a sua respiração naquele momento, tenho certeza disso. Estavam todos preocupados com o seu próprio futuro e o futuro das próximas gerações. Neste ritmo alucinado de colocar fogo na floresta tropical e de destruir a Amazônia, em pouco tempo não sobrará uma árvore sequer. Obrigado, alunos e comunidade da Escola Rio Branco! Se eu não estivesse no JBC, queria estar com vocês.

*É Professor em Porto Velho.

Comentários

  • 1
    image
    marques 23/08/2019

    QUANDO ERA O PT O LULA NÃO ERA CULPADO NÉ? A QUESTÃO NÃO É ESSA DE PRESIDENTE E SIM A MOBILIZAÇÃO EM MASSA DAS ESFERAS PARA PODER ESTANCAR AS QUEIMADAS. NÓS AQUI DA AMAZÔNIA SABEMOS A REAL SITUAÇÃO E NÃO UM OU MAIS POLÍTICOS QUE VIVE EM GABINETES. OK

  • 2
    image
    Chico Bento 21/08/2019

    Prezado Marques. Para a frente se caminha, a humanidade evoluiu e felizmente o homem tomou consciência que se quiser existir na terra terá que preservar a sua casa, neste caso o planeta terra. Todo mundo sabe disto, menos o "NOSSO PRESIDENTE". Bolsoantanaro.

  • 3
    image
    marques 20/08/2019

    ATÉ CONCORDO EM FAZER PROTESTO. MAS, PQ. SÓ AGORA? SE AS QUEIMADAS ERAM MUITO MAIS INTENSAS EM DÉCADAS ANTERIORES? QUEIMA DE PASTAGENS, QUEIMA DE MATA DERRUBADA, QUEIMA DE ENTULHO FLORESTAIS, SECADORES DE TORAS DE MADEIRAS, QUEIMA DE LIXO RESIDENCIAL, QUEIMA DE FOLHAS DAS ARVORES DA RESIDENCIA E ETC ... ENTÃO QUE OS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS QUE TOMEM POSIÇÃO E COMECEM A AGIR COM PLANOS ESTRATÉGICOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. NAS PROPRIEDADES RURAIS, NOS EVENTOS AGROPECUÁRIOS, NAS ESCOLAS, NAS RÁDIOS, TVS E DENTRE TANTOS OUTROS MEIOS DE DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÃO. AI SIM APÓS ESSE TRABALHO DISPONIBILIZA UM DISK 0800 PARA DENUNCIA. E MONTA A FROTA DE COMBATE.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook