Ouvidoria do SUS em Porto Velho fortalece a saúde pública ao escutar a população
Canal direto recebe sugestões, denúncias, elogios e reclamações que contribuem para melhorar os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde
Ouvidoria trabalha de forma segura e com garantia de sigilo
A Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Velho, o canal tem se mostrado uma ferramenta fundamental para escutar as demandas da população, encaminhar solicitações e acompanhar a efetividade das respostas, fortalecendo a gestão pública e a qualidade dos serviços de saúde.
Por meio da Ouvidoria, cidadãos podem registrar manifestações sobre o atendimento em unidades básicas de saúde, hospitais, serviços especializados, falta de medicamentos, agendamentos, condições estruturais e demais temas ligados à saúde pública. Além disso, denúncias relacionadas à conduta de profissionais, falta de insumos e ausência de acolhimento também podem ser feitas de forma segura, com garantia de sigilo.
A ferramenta está disponível presencialmente na sede administrativa da Semusa, na Av. Campos Sales, 2283 - 3º andar e, também, de forma digital pelos canais oficiais:
Portal: falabr.cgu.gov.br
E-mail: [email protected]
WhatsApp: (69) 98473-6263
Atendimento presencial: segunda a sexta-feira, das 8h às 14h
CANAL DE FORTALECIMENTO DO SUS
A Ouvidoria atua como um elo entre o usuário do SUS e os setores responsáveis pela execução dos serviços. Ela não tem poder de decisão, mas acompanha cada manifestação desde o recebimento até a resposta final, garantindo que a demanda chegue à Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e seja tratada com responsabilidade.
Esse processo permite não apenas o retorno ao cidadão, mas também fornece dados valiosos para a tomada de decisões administrativas. Informações coletadas pela Ouvidoria geram relatórios que auxiliam o planejamento, apontam gargalos e ajudam a aprimorar o atendimento em toda a rede municipal de saúde.
ESCUTA ATIVA
A média de resposta às manifestações é de até 30 dias, com possibilidade de prorrogação mediante justificativa. Entre as principais manifestações recebidas estão reclamações sobre atendimento em unidades de saúde, sugestões para melhorar processos e denúncias sobre práticas irregulares.
A Ouvidoria também acolhe manifestações anônimas, desde que contenham informações suficientes para análise. Todas são tratadas com confidencialidade, respeitando a legislação vigente e preservando o cidadão.
MANIFESTAÇÕES ACEITAS
Denúncias: irregularidades no atendimento, condutas impróprias, omissões;
Reclamações: insatisfação com o serviço de saúde, filas, atrasos;
Sugestões: propostas para melhorar a estrutura ou os serviços;
Elogios: reconhecimento ao bom atendimento ou práticas exemplares.
SAÚDE COMO PRIORIDADE
A Secretaria Municipal de Saúde reconhece a importância da Ouvidoria como instrumento de escuta e gestão participativa. Os dados colhidos são fundamentais para compreender as reais necessidades da população e implementar políticas públicas mais eficazes e humanizadas.
A modernização do sistema, com a integração à plataforma nacional Fala.BR, trouxe mais agilidade, rastreabilidade e controle das informações. Essa evolução permite um SUS mais transparente e centrado nas pessoas. Ao registrar sua manifestação, o cidadão ajuda a transformar o sistema de saúde municipal, assegurando o direito de todos ao cuidado digno, universal e de qualidade.
Elero oferece 65 cursos gratuitos no Feirão do Emprego
Evento reuniu mais de mil vagas de trabalho e contou com a presença do presidente da Alero, deputado Alex Redano, e do diretor-geral da Escola do Legislativo, Wellys Assis
Semtran amplia cadastro do ComCard Porto Velho
Nome do cartão permanece ComCard, mas agora ele está integrado ao novo sistema de bilhetagem digital Bipay
MPRO denuncia investigados da Operação Arigós
A ação busca defender o direito a um meio ambiente ecologicamente sadio e equilibrado, com especial atenção às unidades de conservação




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook