Parceria vai possibilitar que presos consertem carros da prefeitura

​​​​​​​Na avaliação do prefeito, a associação faz um trabalho formidável na ressocialização de apenados.

Texto e fotos: Comdecom
Publicada em 07 de junho de 2017 às 11:22
Parceria vai possibilitar que presos consertem carros da prefeitura

A Prefeitura de Porto Velho vai firmar parceria com a Acuda, entidade social instalada no complexo penitenciário da cidade, cuja missão principal é a ressocialização de presos. Foi com esse objetivo que o prefeito dr Hildon Chaves visitou o local na tarde da última terça-feira (6). Ele estava acompanhado da primeira-dama Ieda Chaves e assessores.

Dr Hildon disse que a visita inicialmente serviu para que ele conhecesse as instalações da Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda) e o tipo de profissionais que são formados ali, especialmente os da oficina mecânica de carros e motos. Desta forma, poderia avaliar se a entidade tem capacidade ou não de atender aos interesses do município.

Prefeito e comitiva fizeram questão de conhecer cada setor da Acuda. Primeiro foram à sala de massagens, depois passaram pelo consultório odontológico, tapeçaria, artesanato, oficina mecânica, salão de beleza, marcenaria, fabrica de vassoura de garrafas plásticas, sala de aula e a loja onde são comercializados os produtos feitos pelos internos, entre outros setores.

Na avaliação do prefeito, a associação “faz um trabalho formidável na ressocialização de apenados e isso é de interesse de toda cidade de Porto Velho. O índice de reincidência aqui é baixíssimo em relação aos sistemas convencionais e o município tem que participar, ajudar de alguma forma. Então, vamos pegar uma parte dos nossos carros e trazer para a oficina da Acuda. A estrutura não tem como atender toda nossa demanda, mas contribuiu para com o aumento do índice de sucesso, ou seja, a não reincidência, o que de uma maneira geral serve para melhorar toda nossa cidade”.

Dr Hildon Chaves acredita que em 90 dias, no máximo, sejam concluídos todos os trâmites necessários para se firmar a parceria com a entidade. “A estrutura é pequena, mas tem como nos ajudar muito e nós também vamos ajudá-los”, comentou. Com isso, a prefeitura vai economizar recursos e ao mesmo tempo vai investir em um projeto social ajudando a organização no trabalho de ressocialização dos apenados.

Para Rogério Silva Araújo, diretor-geral da Acuda, a presença do prefeito é importante e confirma a credibilidade do trabalho que realizam. Ele acredita que a parceria vai dar certo porque a Acuda oferece as condições que a prefeitura necessita. “A nossa proposta é fornecer mão de obra a um custo mais baixo para a prefeitura, com qualificação profissional que não deixa a desejar e equipamentos de ponta”, destacou.

O presidente da associação, Luiz Marques, afirmou que o foco principal do trabalho é a mudança do perfil do preso para que ele seja devolvido a sociedade livre de preconceitos. “Aqui tem a parte terapêutica, espiritual, trabalho, arte e social. Essas são as vertentes da Acuda. Tem ainda a parte de terapia, de saúde, meditação, Ioga, banho de argila e massagens. Trabalhamos a terapia ocupacional para o corpo, a mente e o espírito”, explicou.

Na qualidade de voluntária dos projetos sociais da prefeitura, Ieda Chaves disse que fez questão de conhecer o trabalho da Acuda para que, na medida do possível, como gestora dos recursos referentes ao salário do prefeito que são doados todos os meses para ações humanitárias, possa também ajudar aquela associação.

Também voluntários em projetos sociais e conhecedores do trabalho realizado pela Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso, os promotores de justiça Everson Antônio Pini e Carlos Grott acompanharam a comitiva do prefeito durante a visita.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook