Pesquisa para Governo, Senado e deputado federal - região da grande Jaru

Veja quem lidera na região de Jaru para o Senado, Governo e Câmara dos Deputados

MARCOS TÓIA
Publicada em 21 de julho de 2021 às 10:37
Pesquisa para Governo, Senado e deputado federal - região da grande Jaru

Jaru, Rondônia - Depois de aferir a situação política em Porto Velho, o Instituto Phoenix divulgou hoje a 2ª sondagem realizada na região da Grande Jaru, para Governador e Senado, nas eleições de 2022. Serão as lutas mais interessantes do pleito do próximo ano, pois haverá o confronto direto entre vários pré-candidatos de peso no cenário político rondoniense.

Para  o Governo de Rondônia, a pergunta feita pelos pesquisadores ao eleitorado foi a seguinte: “Destes nomes, em quem você vai votar para governador?”.

O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Maurão de Carvalho (MDB), ficou em primeiro lugar,  com 25,4% das intenções de voto, contra 23,7% do ex-governador Ivo Cassol (PP) e 13,1% do deputado federal  Léo Moraes (PODE). O senador Marcos Rogério (DEM) ficou em quarto,  com 10,7%. Os percentuais referem-se ao IVD – Índice de Votos Definidos –, em  cujo valor não é levado em conta o voto dos indecisos.

Na tabela abaixo, veja como ficou o percentual de cada um dos pré-candidatos na pesquisa estimulada:

Para o Senado , a pergunta feita pelos pesquisadores ao eleitorado foi a  seguinte: “Dos nomes citados no disco, em quem  você vai votar para o Senado?”.

O ex-senador Expedito Junior (PSDB) lidera a intenção de votos na região,  com 27,9%; seguido do ex-senador Amir Lando (MDB),  com 21,6%, e o ex-deputado federal Nilton Capixaba (PTB),  com 17,3%. O deputado federal Mauro Nazif (PSB) aparece em quarto,  com 11,2%.

Os percentuais referem-se ao IVD – Índice de Votos Definidos – , em cujo valor não é levado em conta o voto dos indecisos.

Na tabela abaixo, veja como ficou o percentual de cada um dos pré-candidatos na pesquisa estimulada



No terceiro item da pesquisa foram avaliados os pré-candidatos da região para a Câmara Federal. Lúcio Mosquini (MDB), com 13,9%, e os ex-deputados federais Anselmo de Jesus (PT) , com 12,1%,  e Marinha Raupp (MDB),  com 10,4%,  foram os que mais se destacaram. A lista traz ainda Expedito Netto (PSD) , com 9,7%, Lucas Folador (DEM),  com 8,1%,  e Coronel Christóstomo (PSL) , com 6,6%.  

Os percentuais referem-se ao IVD – Índice de Votos Definidos –, em  cujo valor não é levado em conta o voto dos indecisos.


DADOS DA PESQUISA:

Pesquisa realizada entre os dias 17 e 19 de junho de 2021 com 642 eleitores da região. Possui margem de erro de + ou -3%, intervalo de confiança de 96%, contratada pelo jornal Correio Continental e assinada pelo estatístico Augusto da Silva Rocha (CONRE – 7655-A).

Comentários

  • 1
    image
    Carlson Lima 21/07/2021

    Qualquer pesquisa antes das candidaturas presidências definida e essas serão definidas até maio de 2022 é somente tolice dos pesquisadores e por alguns políticos que queiram aparecer no cenário político para 2022. Quem se lembra de Amir Lando? Quem diabos é Jaime Bagatolli? Vocês acham que a eleição de 2022 será aquela onda irresponsável de 2018 que elegeu vários birutas e deu votos em grandes quantidades para pessoas que nunca tiveram votos? O que Ivo Cassol faz na pesquisa? Bastava o pesquisador dizer que ele não pode concorrer e já eliminaria uma macula na pesquisa. O pesquisador pode ser envolver na pesquisa? Claro que não, mas ele pode apresentar um cenário político dentro da legalidade, é papel do pesquisador saber quem tem os direitos políticos em dias e apresentar o mesmo ao eleitor, afinal ele é um pesquisador político. Na matemática política "as pesquisas" as costuras por alianças e pretensas candidaturas são reais, mas sem uma definição para presidência tudo não passa de tolice. Pela ignorância do nosso povo e a falta de conhecimento formal e político da maioria talvez estas eleições fique polarizada entre Marcos Rocha (maquina pública) e Marcos Rogério por interesse de outros grupos políticos e empresarias que vão muito alem de nossas fronteiras. Leo Moraes e Expedito Junior seriam vices candidatos interessantes e atuantes porque esse nosso vice governador menos 1% da população do estado o conhecem o SR José Salazar. A pesquisa não citou o prefeito da capital, por mas que a pesquisa aconteça na grande região de Jaru não consigo acreditar que ninguém ouviu falar em Hildon Chaves - PSDB que é forte candidato ao governo do estado e os caras (eleitores) ouvem falar em Bagatolli e não ouve falar no prefeito eleito e reeleito, isso se chama vícios na pesquisa e também não votaria no Hildon. Para definir o breve resumo desta pesquisa, se Confúcio Moura essa coisa horrenda for candidato a governador de Rondônia com Maurão de vice é difícil ter concorrência no próximo pleito. Fica a dica pesquisadores.

  • 2
    image
    Ernani 21/07/2021

    Analisando a lista dos mais cotados e levando-se em conta que Rondônia é massissamente Bolsonarista, chego à conclusão que ninguém é contra a corrupção, somente ideologia.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook