PF deflagra operação contra exploração ilegal de madeira da Terra Indígena Roosevelt/RO
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Espigão d’Oeste/RO, Ministro Andreazza/RO e Novo Horizonte do Oeste/RO
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18/9), a Operação Traidores Originários, com o objetivo de desarticular associação criminosa dedicada à extração, transporte e comercialização de madeira retirada ilegalmente da Terra Indígena Roosevelt, em Rondônia.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Espigão d’Oeste/RO, Ministro Andreazza/RO e Novo Horizonte do Oeste/RO, expedidos pela Vara Federal da Subseção Judiciária de Vilhena/RO, em razão de investigação conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Vilhena.
As apurações tiveram início em novembro de 2023, após a prisão em flagrante de um motorista que transportava toras de madeira nativa sem Documento de Origem Florestal (DOF), nas proximidades da Terra Indígena Roosevelt. O aprofundamento das investigações revelou a existência de uma estrutura criminosa organizada, envolvendo empresários do ramo madeireiro e lideranças locais, que se valiam de pagamentos ilícitos para permitir a exploração de áreas protegidas pela União.
A operação teve como finalidade apreender documentos, mídias eletrônicas, registros financeiros e comunicações que comprovem o funcionamento da cadeia criminosa, abrangendo desde a extração até a destinação da madeira , além de identificar a prática de crimes conexos, como associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Como resultado da operação, ainda, nas adjacências da Terra Indígena Roosevelt, foi realizada a prisão em flagrante de um indivíduo, que no momento da abordagem conduzia caminhão transportando madeira sem comprovação de origem lícita e utilizava rádio clandestino, comumente utilizado por madeireiros para escaparem das fiscalizações de agentes públicos.
Regulariza Rondônia: governo de RO entrega certidões em Porto Velho
As solenidades de entrega acontecem na Quadra Poliesportiva do Núcleo 10 de Junho, pela manhã, e no Auditório da Escola Estadual Major Guapindaia, à tarde
Segurança do Paciente é tema de Pit Stop em Porto Velho
A ação no cruzamento das Avenidas Carlos Gomes e Brasília, compartilhou informações e distribuiu materiais gráficos para sensibilizar motoristas, pedestres e a comunidade
Prefeitura aciona Justiça por maus-tratos a animais
A medida tem um caráter exemplar e o objetivo de proteger os animais de qualquer violência




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook