PF RO deflagra operação para combater garimpo e extração ilegal de madeira em terras indígenas

Durante quatro dias, foram inutilizados acampamentos, pontes, balsas e maquinários utilizados nas atividades ilegais

Assessoria/Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia
Publicada em 23 de novembro de 2023 às 16:33
PF RO deflagra operação para combater garimpo e extração ilegal de madeira em terras indígenas

Vilhena/RO. A Polícia Federal, com o apoio do Ibama, deflagrou, entre os dias 20 e 23/11, a Operação Elementos, a fim de combater o garimpo e a extração ilegal de madeira em terras indígenas na Reserva Roosevelt e no Parque Aripuanã, em Rondônia.

Durante os quatro dias, foram inutilizados equipamentos, maquinários e estruturas utilizadas nas atividades criminosas, como acampamentos, balsas, barcos, caminhões e motores, além de sete pontes que davam acesso aos locais de exploração nas áreas de conservação ambiental.

A ação contou com a participação de 63 policiais federais e dois agentes de fiscalização do Ibama. O helicóptero da PF foi utilizado para auxiliar nas abordagens e no transporte das equipes.

Com a constatação dos crimes, será instaurado inquérito policial federal para o aprofundamento das investigações e identificação dos responsáveis.

Os investigados poderão responder por danos a unidades de conservação, extração de recursos minerais sem licença, usurpação de bens da União e associação criminosa, crimes cujas penas, somadas, podem chegar a 14 anos de prisão, e multa.

A Polícia Federal esclarece que toda atividade de extração de madeira e de lavra de minério em terras indígenas são ilegais e que as ações de repressão a esses crimes ambientais são contínuas.

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook