Plataforma digital da Ciretran registra aumento de demanda e agilidade na prestação de serviços essenciais

Atualmente, mais de 90% dos procedimentos da Ciretran em Ji-Paraná são resolvidos por meio dos canais eletrônicos

Wilson Neves Fotos: Wilson Neves, Frank Néry Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 31 de agosto de 2021 às 16:57
Plataforma digital da Ciretran registra aumento de demanda e agilidade na prestação de serviços essenciais

Atualmente, mais de 90% dos procedimentos da Ciretran em Ji-Paraná são resolvidos por meio dos canais eletrônicos

As medidas inovadoras adotadas pelo Governo de Rondônia fez aumentar a procura por serviços essênciais na plataforma on-line do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em plena pandemia. Atualmente, mais de 90% dos procedimentos da Ciretran em Ji-Paraná são resolvidos por meio dos canais eletrônicos. Tudo de forma eficiente e ao mesmo tempo, respeitando o distanciamento social para procedimentos presencias agendados pelo e-mail [email protected] ou no site www.detran.ro.gov.br.

Desde quando foi registrado o primeiro caso de coranavírus em Rondônia, em março de 2020, o Estado adotou uma série de medidas para evitar o contágio por covid, com orientações por meio de decretos de calamidade pública. Nesse período, o Detran criou a “Carta de Serviços on-line”, atendendo a Lei de Acesso à Informação (LAI) nº 12.527/2011. Com isso, os serviços virtuais passaram a ser bastante procurados por usuários, sendo um resultado positivo com relação ao atendimento presencial no próprio Detran e em Centros de Formação de Condutores (CFC) do Estado.

A procura por serviço on-line aumentou na unidade da Ciretran

“O governo do Estado de Rondônia priorizou o atendimento ao público. Hoje, mais on-line, para facilitar a vida dos condutores e daqueles que buscam atendimento aqui na unidade. Há uma gama de serviços disponibilizados através do site do Detran que, ao ser acessado, é possível dar entrada a todos os serviços que precisam realizar. No caso da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem uma plataforma específica na página”, explicou Luana Caroline, chefe de habilitação de Ji-Paraná.

No site é possível fazer todo agendamento por meio do ícone disponibilizado na tela inicial sobre o serviço que deseja. “99% dos procedimentos para habilitação são on-line. Ao acessar o site do Detran, é só clicar no ícone habilitação, depois clicar em renovação da CNH, que vai gerar o boleto, e na sequência clicar para agendar a coleta biométrica, que a foto, é feita de forma presencial”, reforçou Luana Caroline.

Segundo a chefe de habitação da Ciretran, é possível obter: taxa de licenciamento, taxa do seguro Dpvat, taxa de bombeiros, pesquisar multas; já que o sistema direciona também para a página da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), para impressão da taxa do IPVA. Tudo de forma rápida e com total segurança. Lembrou ainda que pelo e-mail é possível dar uma resposta eficiente aos usuários do sistema, no que tange a mudança de município, segunda via da CRV, troca de placa, alienação fiduciária e outros.

Ao passo que o Detran se atualiza em face às questões tecnológicas, Lucia Eaine, chefe da Ciretran, não descarta a importância do contato pessoal afirmando que, “O objetivo do Governo do Estado e do Detran é investir em tecnologia para dar mais eficiência no atendimento ao cidadão, mas é muito importante esse contato direto com o cidadão para saber também quais são as maiores demandas e assim buscarmos soluções”, destacou Lucia.

Cidadão agenda o serviço pela internet para ser atendido na Ciretran

De acordo com dados comparativos de atendimentos realizados pelo próprio Detran, de 2018 a 2021, foram abertos mais de 130 mil requerimentos de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital. Só em Ji-Paraná, são em média de 500 CNHs entregues, por mês na Ciretran. O município conta hoje com uma frota estimada em 99.561 veículos, sendo 27.774 automóveis, 39.107 motocicletas, 12,.401 motonetas, 188 ciclomotor e 39 triciclo.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Moraes mantém prisão preventiva de Roberto Jefferson

Moraes mantém prisão preventiva de Roberto Jefferson

A defesa do político alega que ele sofre de sérios problemas de saúde. No entendimento do ministro do STF, não há provas conclusivas sobre isso. "Em nenhum desses momentos demonstrou prova de debilidade que o impedisse de cumprir seus afazeres diários", alegou