PMs de folga farão serviço extra pago pela prefeitura

Esse modelo já vem sendo aplicado em São Paulo, em diversos municípios envolvendo cerca de 5 mil PMs com destaque maior para a Capital paulista

Lúcio Albuquerque
Publicada em 20 de março de 2017 às 18:59
PMs de folga farão serviço extra pago pela prefeitura

A Prefeitura está finalizando um convênio com a Polícia Militar para implantar em Porto Velho o projeto “Cidade Segura”, um sistema de voluntariado dentre os PMs de folga, em forma de “Jornada Especial Militar”, para aplicação do contingente em praças, escolas, UPAs e outros logradouros públicos municipais, o que deve envolver 80 militares a cada 12 horas.

Esse modelo já vem sendo aplicado em São Paulo, em diversos municípios envolvendo cerca de 5 mil PMs com destaque maior para a Capital paulista, e, conforme disse ontem o comandante-geral da PM coronel Ênedy Araújo, é muito importante também para a própria corporação, porque seu trabalho será mais visível.

Na entrevista concedida ao AM esta semana, o prefeito Hildon Chaves falou a respeito de como o município pode contribuir com a segurança da cidade. “Temos que fazer uma parceria. Não podemos formar uma Guarda Municipal porque isso implica em custos, com pessoal, equipamento,  sede etc. Mas precisamos de uma ação urgente e uma forma disso é aderir ao projeto “Cidade Segura”, disse ele.

Esse convênio, em fase final de estudo, vai se somar a outros programas que o prefeito disse já estarem em andamento, “oferecendo mais segurança e saúde para a população”, e citou limpeza de ruas, melhorar a iluminação pública, conscientização de estudantes do sistema municipal de Ensino e suas famílias etc. Mas entendemos que a população pode também ser boa parceira nos ajudando inclusive na limpeza das vias, não jogando lixo nas ruas e nem nos muitos canais que cortam nossa Capital”.

Para o prefeito, “a questão da segurança pública também é responsabilidade da prefeitura, e sobre o assunto já tivemos reunião com representantes do setor produtivo, especialmente do comércio, sendo que me chamou a atenção o interesse demonstrado pelos empresários sobre o assunto, e isso é bom para todos nós”;

“Cidade Segura” É só um dos quatro projetos da PM

A aplicação do projeto “Cidade Segura” vai contar com 80 PMs por plantão, e quando for aplicado o convênio que se encontra em fase de estudos pela prefeitura e o comando da Polícia Militar, será aberto o voluntariado.

O ganho para o policial será o aumento considerável da renda – o pagamento mensal será de responsabilidade da prefeitura, conforme o prefeito Hildon Chaves, sobre o total de horas trabalhadas pelo PM que só poderá cumprir o máximo de 80 extras por mês.

Mas o “Cidade Segura” não é o único projeto que o comando da PM pretende ver aplicado em parceria com as prefeituras.  Também há interesse no convênio para tratar do Trânsito e a extensão do Proerd - o programa Educacional de Resistência ás Drogas e á violência, sendo que a PM pretende aplicar nova metodologia que permita massificar sua proposta.

Na entrevista ao AM, esta semana, o prefeito de Porto Velho disse que há interesse em somar todas as parcerias que venham atender a seu projeto de governo e que, no caso do Trânsito, já está em andamento esse entendimento. 

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook