Poder Judiciário de Rondônia monitora conciliação da Uniron para certificação

O objetivo é desenvolver a política da não litiogisidade e fazer com que as pessoas vejam o Poder Judiciário como solução alternativa do conflito, sendo a judicialização a última das soluções.

Assessoria - TJ/RO
Publicada em 01 de junho de 2017 às 15:30
Poder Judiciário de Rondônia monitora conciliação da Uniron para certificação

O Poder Judiciário de Rondônia está monitorando, por meio do Centro de Solução e Conflitos – Cejusc, a semana de conciliação da faculdade Uniron. O objetivo é desenvolver a política da não litiogisidade e fazer com que as pessoas vejam o Poder Judiciário como solução alternativa do conflito, sendo a judicialização a última das soluções.

"Essa semana de conciliação é um projeto próprio da Uniron, o responsável pela faculdade nos procurou informando que ocorreria esse evento e gostaria de uma parceria com o Cejusc, para acompanhar essa autocomposição das partes sem a intervenção do Poder Judiciário, fazendo disso uma solução nata dos problemas, ou seja, exercer a cidadania e levar para o Judiciário somente aquilo que as partes não conseguiram resolver. A nossa política é a não litiogiosidade, afirmou o coordenador do Cejusc, juiz João Rolim.

Para o magistrado, a disposição da faculdade em propor os acordos com os universitários demonstra que consegue resolver os seus problemas sem a intervenção do judiciário e o Cejusc, como parceiro, monitora essa ação e a certifica.

Fernando Torres, responsável pela parte da recuperação de créditos, afirma que criar um ambiente mais neutro é necessário para que o acadêmico se sinta mais à vontade em saber que a faculdade está fazendo esse procedimento de negociação, dentro das regras de autocomposição, evitando que esses casos sejam levados para o Judiciário.

Tatiane Vieira de Souza, foi acadêmica da Uniron e terminou o curso de Ciências Contábeis em 2016. Por motivos pessoais não conseguiu pagar o último semestre da faculdade, por isso aproveitou essa oportunidade para tentar uma conciliação e quitar a dívida.

Certificação

O selo de certificação foi instituído oficialmente pela Portaria 001/2017-CEJUSC/PVH/RO. As empresas participantes poderão receber selos de certificação ouro, prata ou bronze. A empresa que fizer acordo em até 30% dos processos judiciais já instaurados ganhará o certificado de regularidade – Selo Bronze. Quem fizer acordo acima de 30% até 70% ganha o certificado de satisfação – Selo Prata. E a empresa que fizer acordo acima de 70% dos processos receberá o certificado de excelência – Selo Ouro.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook