Polícia Civil e SEDAM deflagram operação “Cyber-Cupim” no Vale do Jamary

A ação foi realizada na região do Vale do Jamary, nos municípios de Buritis e Campo Novo de Rondônia, visando o cumprimento de ordens judiciais de prisão e busca e apreensão.

ASCOM/PCRO
Publicada em 04 de abril de 2018 às 14:06
Polícia Civil e SEDAM deflagram operação “Cyber-Cupim” no Vale do Jamary

A Polícia Civil do Estado de Rondônia em ação conjunta com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) deflagraram na manhã de terça-feira (03/04), a operação denominada “Cyber-Cupim”. A ação foi realizada na região do Vale do Jamary, nos municípios de Buritis e Campo Novo de Rondônia, visando o cumprimento de ordens judiciais de prisão e busca e apreensão.

De acordo com informações policiais, a operação visa combater quadrilhas que praticam fraudes no sistema de controle de créditos ambientais (DOF) utilizado pela SEDAM, bem como, invasores ilegais de áreas de reserva ambiental sob jurisdição do estado.

Os delegados da Polícia Civil responsáveis pela Operação, Julio Cesar e Roberto dos Santos, revelam que a Polícia Civil mantém uma força-tarefa na região em parceria com a SEDAM há mais de 06 meses, cujos trabalhos já haviam culminado nas operações “Rota invertida”, “Brocas” e “Terra Prometida” no ano de 2017, ações essas que teriam também embasado a deflagração da operação de hoje.

Ao todo estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão temporária, sete mandados de busca e apreensão e um mandado de afastamento da função pública. Dentre os alvos da operação estão um servidor do IDARON e um vereador do município de Campo Novo, além de empresários e madeireiras em Buritis e Campo Novo. A ação conta com a participação de pelo menos 30 policiais civis, técnicos da SEDAM e Policiais Militares do BPA.

O NOME

O nome da operação faz alusão á destruição da floresta por meio do desmatamento, extração de madeira, entre outros. As fraudes são realizadas por meio do sistema informatizado, por isso o nome Cyber-Cupim.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook