Polícia Militar lança Operação Vigilare para reforçar segurança ao cidadão durante o final de ano

O objetivo da Operação Vigilare é prevenir ou reprimir ações delituosas e elevar o nível de segurança pública para a população no final de ano

Andréia Fortini e Cap. Miranda Fotos: Daiane Mendonça Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 03 de dezembro de 2022 às 09:56
Polícia Militar lança Operação Vigilare para reforçar segurança ao cidadão durante o final de ano

Aumento na visibilidade nas áreas de comércio e de grande circulação de pessoas tem o objetivo de dar maior tranquilidade ao cidadão

Com as proximidades das festas de final de ano, o Governo de Rondônia, por meio da Polícia Militar – PMRO dará início à Operação Vigilare. O objetivo é resguardar o pleno exercício dos direitos das pessoas, bem como prevenir ou reprimir ações delituosas e elevar o nível de segurança pública para a população, em especial, durante as compras e atividades festivas do Natal e Ano Novo.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM, James Alves Padilha, a operação terá início no dia 5 de dezembro, estendendo-se até 5 de janeiro de 2023, em todo Estado. “É um reforço à segurança já aplicada pela Polícia Militar, devido ao aumento do ativo circulante (moeda) no mercado com o pagamento da 2ª parcela do 13° salário, somado às demais demandas de crimes em geral, tendo em vista o aumento da circulação de pessoas nos centros urbanos, sobretudo, no shopping, áreas de comércio em geral e nas públicas”, salientou o comandante.

A intensificação da presença da PM tem a finalidade e inibir ações criminosas

A operação Vigilare, segundo o porta-voz da Polícia Militar de Rondônia, tenente-coronel PM Alex Miranda, será implementada por meio dos Comandos Regionais e Especializado – CRP/CPE e foi estruturada em torno de dois eixos principais: zona habitacional e turística e zona comercial. Este, situado nos pontos de aglomeração de pessoas e locais de festejos. “Como se sabe, nas festas de final de ano, em especial, o consumo, o aumento de circulação de capital, há um aumento na oportunidade da prática delitiva, sendo refletida nos números estatísticos criminais”, enfatizou o porta-voz.

Por meio da Operação Vigilare e com o aumento na visibilidade em locais que concentram incidências de crimes, de forma a melhorar o nível de segurança pública nas áreas de comércio e de circulação de pessoas tem o propósito de permitir maior tranquilidade ao cidadão.

ZONAS HABITACIONAIS

Com o aumento nas viagens de férias de boa parte da população, muitas residências ficam fechadas, sem nenhum ocupante, tornando-se alvo de criminosos oportunistas. Assim, há a necessidade de reforço do policiamento ordinário, voltado às áreas residenciais. A intensificação da presença da Polícia Militar, tem finalidade de inibir ações criminosas.

VIGILARE

A palavra Vigilare tem origem no termo francês Réveiller, ou seja, “acordar, deixar de dormir”, que por sua vez vem do verbo latino VELARE, “fazer vigília”, de VIGILARE, “velar, cuidar, não dormir”. Como objetivo, a operação tem foco em resguardar o pleno exercício dos direitos das pessoas, bem como prevenir ou reprimir ações delituosas, mantendo a paz social e a ordem pública.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook