Poluição sonora é tema de reunião pública do MPRO na capital
Entre os temas abordados estão licenciamento, controle de ruídos e aspectos legais
O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio da 16ª Promotoria de Justiça de Meio Ambiente e Urbanismo da capital, realizou uma reunião pública para discutir os impactos da poluição sonora. A reunião, ocorrida no auditório do edifício-sede institucional, nesta segunda-feira (16/6), teve como propósito esclarecer dúvidas, orientar sobre normas legais e promover a conscientização quanto aos impactos do excesso de ruído produzido por estabelecimentos de entretenimento.
O coordenador da atividade, o promotor de Justiça Aluildo de Oliveira Leite, explicou sobre a importância do cumprimento legal. “Os estabelecimentos dessa natureza têm que funcionar de forma regular e obedecendo à legislação pertinente. Esse é o motivo pelo qual nós convidamos a todos, não só os estabelecimentos, os proprietários ou responsáveis, mas a população de um modo geral para saber um pouco mais sobre o assunto”, ressalta o promotor de Justiça.
Participaram do encontro diversas instituições, entre elas a Polícia Militar (PMRO), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Corpo de Bombeiros (CBM), Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente da Polícia Civil (DERCCMA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Velho (Semfaz) e Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb).
Temáticas abordadas
Cada instituição apresentou as ações de combate à poluição sonora. A PMRO abordou os impactos negativos da poluição sonora na segurança pública, enquanto o BPA focou nos danos ambientais e efeitos na qualidade de vida da população. A DERCCMA tratou das consequências criminais relativas à atividade irregular de estabelecimentos comerciais.
Legislações e procedimentos de regularização eletrônica de edificações que recebem público foram temas abordados pelo Corpo de Bombeiros Militar. A Sema tratou sobre o processo de licenciamento ambiental para locais que oferecem entretenimento. Semfaz e Semusb falaram sobre a regularização fiscal e a postura dos estabelecimentos, bem como as consequências do descumprimento das normas.
Foram convidados a participar da reunião proprietários ou responsáveis por bares, casas de shows e estabelecimentos similares com som ao vivo ou mecânico. O evento foi aberto ao público. Após as exposições das instituições, houve um momento para questionamentos e esclarecimentos de dúvidas sobre os temas abordados, como licenciamento, controle de ruídos e aspectos legais.
Prejuízos
A poluição sonora pode causar uma série de danos à saúde. A curto prazo, pode causar irritabilidade, dificuldades de concentração, fadiga e dificuldades para dormir. Já no longo prazo, os efeitos podem incluir risco aumentado de doenças cardiovasculares, transtornos psicológicos, problemas metabólicos, comprometimento cognitivo devido ao estresse crônico, alterações gastrointestinais e perturbação crônica do sono, associada a obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e piora na função cognitiva.
A iniciativa do Ministério Público de Rondônia visa defender o direito da população, promover a regularização dos estabelecimentos e incentivar a colaboração entre poder público, empreendedores e sociedade para reduzir conflitos decorrentes do excesso de barulho, além de prevenir os graves problemas de saúde associados à exposição prolongada a níveis elevados de ruído.
Governador Marcos Rocha decide permanecer em Israel 'sem data para voltar', enquanto crise política se agrava em Rondônia
Segundo Marcos Rocha, dois grupos distintos de brasileiros estavam em visita oficial a Israel quando teve início o confronto entre Israel e Irã
A reforma do jogo abre o mercado online: iGaming chega a todos os estados brasileiros
79 empresas já receberam autorização provisória, e mais de 12 mil domínios irregulares foram bloqueados em apenas cinco meses
Mais Que Remédios para o Humor: Antidepressivos Contra a Dor Crônica
Neste artigo, você descobrirá como esses medicamentos atuam no sistema nervoso, quais são os fármacos mais indicados, os critérios de prescrição, os cuidados necessários e as perspectivas futuras dessa estratégia terapêutica




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook