Porto Velho contribui para a construção do novo Plano Nacional de Educação
Município destaca desafios e prioridades da educação municipal durante audiência pública
Evento reuniu profissionais da educação, gestores públicos e parlamentares
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou da audiência pública e seminário estadual sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE), realizado na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) na tarde de segunda-feira (7). O evento reuniu profissionais da educação, gestores públicos e parlamentares com o objetivo de debater a proposta do novo plano, que tramita no Congresso Nacional como Projeto de Lei nº 2614/2024.
A proposta do novo PNE estabelece 18 metas a serem alcançadas até 2034, abrangendo desde a educação infantil até o ensino superior, além de temas como inclusão, diversidade, infraestrutura, formação de professores e valorização profissional.
ESPECIFICIDADES REGIONAIS
Durante o evento, o secretário Leonardo Leocádio ressaltou a importância de considerar as especificidades regionais na formulação do plano. “Porto Velho enfrenta desafios únicos. Nossa realidade geográfica, as dificuldades de acesso, a falta de infraestrutura, a carência de professores e questões climáticas que precisam ser levadas em conta. A equidade no repasse de recursos é essencial para garantir uma educação de qualidade na região Norte”, afirmou.
Audiência pública integra a fase de escuta ativa para elaboração do novo PNE
Entre os pontos prioritários destacados por Leocádio estão a ampliação da educação em tempo integral, o fortalecimento da educação inclusiva com financiamento específico e a valorização dos profissionais da educação. Ele também chamou a atenção para os obstáculos que dificultam o cumprimento do calendário escolar, como a seca, as enchentes e as queimadas, que afetam diretamente a rotina das escolas.
O secretário ainda reforçou o compromisso da atual gestão municipal com a educação pública. “Porto Velho tem atuado com responsabilidade e ética. O prefeito Léo nomeou uma equipe técnica e já concedeu reajuste salarial aos profissionais da educação ainda no início do mandato. Seguimos comprometidos com avanços concretos”, afirmou.
ESCUTA ATIVA
A audiência pública integra a fase de escuta ativa para elaboração do novo PNE. O processo já conta com mais de 3 mil emendas apresentadas por representantes da sociedade civil, profissionais da educação e gestores públicos, evidenciando a importância da participação democrática na construção das metas para a próxima década da educação brasileira.
Programa CNH Social abre credenciamento para centros de formação de condutores e clínicas especializadas
As duas oportunidades objetivam ampliar a rede de prestadores de serviços que irão atender beneficiários do programa em todo o estado
Pastores sinceros são desacreditados por religiosos maldosos!
E mesmo que você se esforce demais para ser uma pessoa proativa, acessível, você não escapará da maldade dos que não te apoiam
Rondônia recebe 42 novos profissionais do Mais Médicos
Profissionais passam a integrar, a partir desta segunda (7), as equipes de Saúde da Família e dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas com foco na redução do tempo de espera no SUS




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook