Porto Velho inicia campanha Dezembro Vermelho com seminários e palestras na capital

Acolhimento e tratamento estão disponíveis no município

Semusa Foto: Wesley Pontes e Saul Ribeiro
Publicada em 02 de dezembro de 2021 às 15:07

Testagem e tratamento contra HIV/Aids são disponibilizados pelo municípioTestagem e tratamento contra HIV/Aids são disponibilizados pelo município

A campanha Dezembro Vermelho, que alerta sobre a importância do tratamento precoce para o HIV/Aids e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), foi iniciada, na última quarta-feira (1), pela Prefeitura de Porto Velho.

A primeira atividade foi um café matinal, que reuniu pacientes e equipe técnica e colaboradores do Serviço de Assistência Especializada (SAE). Ainda no primeiro dia, o município promoveu um seminário alusivo à campanha no auditório da Faculdade Uniron, no Porto Velho Shopping. O evento foi produzido pela ONG Beradeiros.

À noite, ocorreu uma palestra sobre o mesmo tema no Teatro Banzeiros. Já na próxima quarta-feira (8), acontece um seminário para os profissionais de saúde no auditório do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren), onde será explicado como deve ser feito o tratamento e o encaminhamento dos pacientes até o SAE.

Atualmente, o município conta com uma rede de acolhimento e tratamento a pacientes soropositivos. Eles têm à sua disposição uma equipe multidisciplinar e medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Serviços Único de Saúde (SUS).

Testes para detecção de IST's estão disponíveis na rede municipal de saúdeTestes para detecção de IST's estão disponíveis na rede municipal de saúde

Francinilda de Souza, coordenadora do núcleo IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), explica que a programação é voltada para conscientizar a população a respeito da precocidade do tratamento e prevenção ao vírus HIV.

“É essencial que todos tenham informações sobre as medidas de tratamento e prevenção. Além disso, é necessário destacar a importância da educação sexual no seio familiar, para que os jovens se previnam e evitem os riscos de contrair alguma das infecções sexualmente transmissíveis”, explica a coordenadora.

TRATAMENTO

Em 2020, a taxa de detecção do HIV em Porto Velho foi maior entre os homens (31,6%) quando comparada às mulheres (11,9%). A diferença continua elevada mesmo com o aumento da taxa de detecção no público feminino, observada durante o período de 2010 a 2020.

O acesso universal ao tratamento e prevenção da infecção pelo HIV é garantido aos cidadãos pelo SUS e está disponível no SAE, que também trata outras IST’s como sífilis e hepatites virais.

O Dia Internacional de Conscientização ao HIV/Aids é celebrado no dia 1º de dezembro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a data constitui uma oportunidade para apoiar pessoas envolvidas na luta contra o vírus e melhorar a compreensão da condição clínica como um problema de saúde pública global.

O SAE, em Porto Velho, fica localizado na rua Duque de Caxias, 1960, bairro São Cristóvão.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook