Porto Velho não é uma mera abstração

O desfile dos candidatos, o falar, o gestual, tudo isso pode até parecer bonito para muita gente, mas dificilmente conseguirá esconder do eleitor atento as verdadeiras intenções de cada um deles

Valdemir Caldas
Publicada em 18 de setembro de 2019 às 15:58
Porto Velho não é uma mera abstração

A campanha eleitoral é uma dessas oportunidades periódicas que deveria ser acompanhada com especial interesse por todos os eleitores, pois, através dela, podemos conhecer as intenções daqueles que se dispõem a representar-nos nos palácios e nas casas legislativas.

O desfile dos candidatos, o falar, o gestual, tudo isso pode até parecer bonito para muita gente, mas dificilmente conseguirá esconder do eleitor atento as verdadeiras intenções de cada um deles. 

A maquiagem produzida por especialistas do ramo é capaz de tornar bonito o que é feio; afável o que é grosseiro; coletivo o que é individualista; democrático o que tem um pé do autoritarismo, enfim, pode até corrigir pequenas imperfeições, mas não resiste quando colocada em teste na ação do dia a dia.

Se observarmos com mais cuidado alguns dos que se nos apresentam como eventuais candidatos nas próximas eleições, seja para a prefeitura de Porto Velho, seja para a Câmara Municipal, chegaremos a descobertas impressionantes. 

Por isso, muita atenção. Muitos chegam com o sorriso de orelha a orelha, dando tapinha nas costas e chamando você de meu amigo, sem, contudo, nunca tê-lo visto. Eleitos, desaparecem como fumaça, quando não passam a cuidar de seus próprios e inconfessáveis privilégios, mandando às favas os interesses da população.

Não se esqueça de que, diante das câmaras de televisão, tudo é possível. E os candidatos sabem disso. Por isso, cabe ao eleitor a tarefa de ficar atento para perceber e ter a exata dimensão do que ele realmente deseja dos concorrentes.

Ignorá-los, porém, nunca foi e, jamais, será o melhor dos caminhos. Por Velho não é uma mera abstração, um lugar imaginário, uma espécie de ilha da fantasia, mas o lugar com o qual nos identificamos e pelo qual precisamos lutar contra as forças do atraso, que teimam em mantê-la com os olhos postos no passado.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook