Pratos famosos no Brasil que não têm origem brasileira
O toque brasileiro é criativo e absorve tradições de todo o mundo com receitas diferenciadas
O Brasil é um país de culinária diversa e rica, resultado de um grande território e da miscigenação cultural. Porém vários pratos mais populares e amados não são originários do país. Os brasileiros reinventam receitas estrangeiras com novos ingredientes e temperos com versões brasileiras de pratos famosos ao redor do mundo.
Cachorro-quente
A origem do hot dog é disputada entre a Alemanha, famosa pelas salsichas, e os Estados Unidos, país do street food. O original é simples, apenas com pão, salsicha e, no máximo, ketchup e mostarda. A versão brasileira é diferenciada, com molho de tomate temperado e sabores diversos, como milho, purê de batata, batata palha, bacon e queijo ralado.
Strogonoff
O strogonoff é um prato russo, originalmente de nome stroganov, nome da família para o qual foi criado no século XIX. Ele é muito apreciado nas mesas brasileiras, porém é diferente do original. O prato russo é feito com carne bovina, mostarda e creme azedo, e no Brasil, é composto por creme de leite, ketchup e mostarda.
Os acompanhamentos que são marca registrada no Brasil, como arroz e batata palha, não são comuns na Rússia, mas adicionam um sabor inigualável, do qual muitos brasileiros não abrem mão. Além disso, no Brasil, é mais comum o prato ser feito com cubos de frango.
Fricassê
O fricassê, também marcado pela cremosidade e muito apreciado nas mesas brasileiras, tem origem na França e significa “mistura de coisas”. A versão clássica é um guisado feito com manteiga, farinha, creme de leite, frango ou vitela. Já no Brasil a receita se popularizou como um prato de forno.
Aqui, para o fricassê de frango, a proteína desfiada é misturada com creme de milho e requeijão, além de uma camada gratinada de queijo e batata palha. É um prato prático e saboroso, muito presente em almoços especiais das famílias brasileiras.
Pizza
Um dos pratos mais consumidos do mundo, a pizza é originária da Itália. Tradicionalmente, era um alimento simples e popular, com tomate, alho, orégano, azeite, muçarela e manjericão. Assim como outros pratos, no Brasil, há a inventividade da fartura.
A pizza brasileira possui diversos sabores únicos e exóticos, os quais os italianos acreditam ser um erro. Pizzas de frango com requeijão, pizzas doces e dos mais diferentes sabores são comuns com massa grossa e recheios fartos, diferentemente da pizza italiana, da cidade de Nápoles.
Curiosidades do pão francês
O pão de sal, ou pão francês, apesar do nome, não é da França, porém se mantém como carro-chefe das padarias nacionais. Este pão foi inspirado na culinária francesa, mas com ingredientes adaptados à época do século XX, a pedido da elite brasileira. A versão brasileira imita a cor e o formato das baguetes, mas é um pão pequeno e de sabor salgado.
Agora é lei: professor da educação infantil integra o magistério
Proposto pelo Congresso, reconhecimento garante piso salarial e plano de carreira a professor de creche e pré-escola
Lula rejeita unificação do limite de idade em concursos
Polícia Militar do Distrito Federal: hoje cada estado tem sua própria regra de idade máxima para ingresso
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 13,5 milhões
Dezenas sorteadas foram: 19 - 28 - 36 - 37 - 48 - 52




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook