Prefeitura de Porto Velho trabalha para garantir qualidade da água que abastece as escolas municipais
Monitoramento da água consumida nas escolas é intensificado para garantir a saúde e o bem-estar dos alunos e profissionais
Monitoramento da água é realizado nos poços artesianos, torneiras dos refeitórios, bebedouros e caixas d'água
A Prefeitura de Porto Velho tem adotado uma série de medidas para garantir a qualidade da água consumida nas escolas municipais, com o objetivo de reduzir os riscos de transmissão de doenças e promover mais saúde e qualidade de vida para alunos e profissionais da educação.
O monitoramento da água é realizado nos poços artesianos, nas torneiras dos refeitórios, nos bebedouros e nas caixas d'água. Por meio do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano (Vigiagua), a Vigilância Sanitária Municipal realiza a coleta das amostras de água, que são analisadas no Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen).
De acordo com Ailton Furtado, diretor da Vigilância Sanitária de Porto Velho, após a emissão do laudo pelo Lacen, os resultados são encaminhados às escolas para que o monitoramento da qualidade da água nos poços artesianos seja realizado. "Monitoramos a água na saída do poço, nas torneiras do refeitório e nos bebedouros. Caso haja qualquer irregularidade, o diretor da escola é notificado para adotar medidas corretivas, como a instalação de filtro dosador de cloro e a limpeza da caixa d'água", explicou Furtado.
Amostras de água são analisadas pelo Lacen
O diretor também ressaltou que todos os 141 diretores das escolas municipais são orientados sobre a importância de garantir a qualidade da água, de forma a não comprometer a saúde das crianças e dos profissionais, garantindo que o ambiente escolar não seja prejudicado. Com esses cuidados, a Vigilância Sanitária assegura que a água consumida nas escolas municipais de Porto Velho é de boa qualidade e adequada para o consumo humano.
As ações do Vigiagua são realizadas pela Divisão de Vigilância, Licenciamento e Risco Sanitário (Dvisa), que integra o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Vila Olímpica Chiquilito Erse recebe a primeira edição do desafio de basquete em cadeira de rodas
O objetivo é fomentar e apresentar o paradesporto como política pública de esporte para as pessoas com deficiência
Prefeitura realiza intervenções emergenciais para prevenir alagamentos em Porto Velho
Semob intensifica ações para ampliar o sistema de drenagem na zona Leste
Secretário explica inovações e benefícios do novo PCCS aos servidores do TJRO
Em live organizada pelo sindicato, Gustavo Nicocelli apresentou mudanças e respondeu perguntas




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook