Prefeitura instala placas de orientação em Área de Preservação Permanente no bairro Aponiã

Local deve começar a ser restaurado devido acúmulo de lixo

Texto: Beatriz Galvão Foto: Leandro Morais
Publicada em 22 de dezembro de 2022 às 12:07
Prefeitura instala placas de orientação em Área de Preservação Permanente no bairro Aponiã

Nesta semana duas placas foram instaladas no localNesta semana duas placas foram instaladas no local

Uma Área de Preservação Permanente (APP) é um local protegido pela legislação ambiental brasileira com a função de preservar os recursos hídricos, vegetação e biodiversidade, além de assegurar o bem-estar da população. Com o objetivo de preservar estes locais, a Prefeitura de Porto Velho começa a recuperar a APP do bairro Aponiã.

Os trabalhos de recuperação da área são de responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), através da Coordenadoria e Departamento Municipais de Restauração Ambiental. Nesta semana, duas placas foram instaladas no local, sendo uma de advertência sobre não jogar lixo e a outra de identificação de área de interesse ambiental.

"A primeira providência foi a colocação de placas, em seguida, a retirada dos entulhos.
Depois faremos o levantamento topográfico e , o diagnóstico do grau de antropização que essa área sofreu, posteriormente, recompor a cobertura florestal com espécies nativas, com plantas do viveiro municipal e fazer o cerceamento da área", explicou Roberval Zúniga, coordenador municipal de Restauração Ambiental.

Segundo o coordenador, no local passa um córrego em que os moradores usam para descarte de lixo e entulhos, o que deixou a área poluída, além de ser espaço para invasões e uso de drogas. A APP fica localizada na avenida Guaporé, esquina com a rua Gregório Alegre, no bairro Aponiã.

"A nossa proposta é fazer a recuperação da mata ciliar em função do córrego desta área e fazer a recuperação das espécies florestais. Por isso estamos trabalhando para cessar a poluição nesta área, recuperar a vegetação e ver de que forma a sociedade vai poder utilizar este local", disse Roberval.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook